24 DE JULHO DE 2018
Emily Vitorino Alcântara Raimundo, vencedora da 11ª edição do Prêmio Econoteen de Ensaios, promovido pela FEA-USP, recebeu moção de aplausos de André Bandeira.
Moção de aplausos foi entregue durante ato solene na sala da Presidência
Se foi o senso crítico que levou Emily Vitorino Alcântara Raimundo a ganhar a 11ª edição do Prêmio Econoteen de Ensaios, promovido pela FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), foi a sensibilidade da estudante de 17 anos que veio à tona durante homenagem prestada pela Câmara em ato solene na sala da Presidência, na tarde desta terça-feira (24).
A aluna da Etec (Escola Técnica Estadual) "Coronel Fernando Febeliano da Costa" recebeu a moção de aplausos 42/2018, do vereador André Bandeira (PSDB), em reconhecimento à conquista, cuja premiação ocorreu no último dia 5 de março, durante aula magna de abertura do ano letivo. Representando Piracicaba, Emily superou, na disputa, estudantes dos 2º e 3º anos do ensino médio de escolas públicas de todo o Estado de São Paulo.
Com o objetivo de estimular jovens a pensarem em soluções diante de problemas de natureza econômica, o Prêmio Econoteen de Ensaios teve como tema de sua 11ª edição "As causas do desemprego dos jovens no Brasil são semelhantes às observadas no resto do mundo?". Emily competiu com o artigo "O desemprego jovem no Brasil e no mundo: entre causas e efeitos".
Durante a entrega da moção de aplausos, André Bandeira fez elogios à Etec, ao diretor Klauber José Marcelli e à professora e orientadora da escola, Diana Leite Kochmanski Fuzeti ––que acompanhou Emily no ato solene––, por fomentarem, entre os alunos, a discussão de assuntos pouco usuais em sala de aula.
"Infelizmente, falar sobre as decisões e o que move a economia no país não é tão trivial. Então, é muito importante incentivar os alunos a, desde cedo, discutirem isso e ter a Emily obtendo reconhecimento nessa esfera, levando o nome de Piracicaba a uma projeção tão alta e de uma forma tão bacana", comentou o vereador.
A estudante do terceiro ano do curso técnico de Administração Integrado ao Ensino Médio expressou gratidão em receber a homenagem da Câmara. "Quando entramos num projeto, não acreditamos que chegaremos a um nível tão alto e, quando eu inscrevi o meu texto, não imaginei que fosse ter toda essa repercussão."
"Sinto-me muito grata mesmo, porque tive oportunidades que muitas pessoas não têm, tanto de estar na escola que estudei quanto de poder escrever o texto e participar. Quero agradecer a todos por terem se lembrado de mim. Guardarei este momento com muito carinho e nunca esquecerei, porque temos que acreditar mais nos nossos sonhos", afirmou Emily.
Diana falou da dimensão do prêmio para a estudante e a Etec. "Sou grata à Emily, que nos proporcionou muitas alegrias. Desde o primeiro momento em que a convidei para participar desse evento, já tinha a crença de que ela fosse conseguir mesmo. Estou muito contente com esse resultado; acreditamos nesse trabalho e foi bastante gratificante para todos nós ver ser elevado o nome da escola que tanto amamos", disse Diana, ao acrescentar que a moção concedida por Bandeira "é muito importante para os alunos e a escola".
(Assista no player à reportagem veiculada pelo "Jornal da Câmara".)