10 DE DEZEMBRO DE 2024
Projeto de lei de Acácio Godoy foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira
Projeto de lei de Acácio Godoy foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira
A Câmara aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei 243/2024, que institui no calendário oficial de eventos do município o "Afro Black Day", a ser realizado anualmente no terceiro sábado de julho. A propositura votada nesta segunda-feira (9), durante a 76ª Reunião Ordinária, é de autoria do vereador Acácio Godoy (Avante).
O Afro Black Day conta com oferta de empregos, oficinas de capacitação, palestras, mentoria de currículos e feira de afroempreendedores. "É um evento de grande relevância social e cultural, que se destaca como uma plataforma vital para a inclusão e o empoderamento da população negra na indústria criativa. Ao promover oportunidades de emprego, formação profissional e vivências culturais, o evento se consolida como uma resposta eficaz ao racismo estrutural e às desigualdades que permeiam o mercado de trabalho, especialmente em setores criativos", escreve o parlamentar.
"Desde sua primeira edição, em julho de 2023, o Afro Black Day demonstrou um impacto significativo. Com a conexão de mais de 200 pessoas a 27 empresas, resultou em diversos encaminhamentos para vagas de emprego e contratações efetivas. Na edição de 2024, esse alcance foi ampliado, atingindo um público de mais de 300 pessoas e proporcionando uma variedade ainda maior de oportunidades", completa o vereador na justificativa do projeto de lei.
"O Afro Black Day já existe e acontece, apenas o colocamos agora no calendário. Ele fez por merecer: veio da sociedade civil e busca a melhor inclusão em boas vagas de emprego para a população afrodescendente. Além da boa educação, a empregabilidade é um dos caminhos. Vamos gerar emprego de qualidade e dar emprego nesse recorte racial também", destacou Acácio Godoy, ao fazer justificativa de voto na tribuna, durante a reunião ordinária.