30 DE NOVEMBRO DE 2018
João Almeida foi o primeiro advogado do país que venceu um processo contra ato de racismo
Aprovação de requerimento ocorreu na 71ª reunião ordinária
Conforme o requerimento 619/2018, o vereador Paulo Campos (PSD) entregará o voto de congratulações ao advogado João Almeida, pelos relevantes serviços prestados na área jurídica e na luta pela igualdade racial em Piracicaba. A propositura foi votada na 71ª reunião ordinária, desta quinta-feira (29).
Advogado cível e criminal há 33 anos e bacharel pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), João Almeida diz que “apesar de todos serem iguais perante a lei, as pessoas negras não são iguais perante as oportunidades”.
Almeida foi o primeiro advogado do país a vencer um processo contra ato de racismo, atuando em casos de racismo com condenação e ações indenizadas. O fato foi enaltecido pelo parlamentar, que ocupou a tribuna da Câmara para justificar a apresentação do projeto e agradecer os colegas vereadores pela aprovação da homenagem.
Ele já foi representante único dos discentes da "Comissão partidária de Bolsas de Estudos na Unimep no ano de 1984. Em 1991 foi diretor do conselho fiscal da Guarda Mirim, presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Beneficente Treze de Maio e membro dos Projetos do Monumento ao Negro de Piracicaba.