20 DE JULHO DE 2018
Aguinaldo Soares recebeu, em solenidade no salão nobre, nesta sexta-feira, "Medalha de Mérito Legislativo" entregue pelo vereador Paulo Campos.
"Medalha de Mérito Legislativo" foi entregue por Paulo Campos a Aguinaldo Soares na noite desta sexta-feira
Com laços estabelecidos nos lugares por onde passou ––times de futebol amador, Polícia Militar, cursos de adestramento de cães––, Aguinaldo Soares recebeu a reverência de familiares e amigos na solenidade em que lhe foi concedida "Medalha de Mérito Legislativo". A cerimônia reuniu um público de cerca de 200 pessoas no salão nobre da Câmara, na noite desta sexta-feira (20).
Com 25 anos de dedicação à cinofilia ––como a prática de adestrar cães é chamada––, Aguinaldo foi o primeiro comandante operacional do canil da Polícia Militar em Piracicaba, auxiliou na criação do canil da Guarda Civil Municipal e foi o precursor da "Cãominhada Cãociente". Referência na cidade, o trabalho de Aguinaldo com os cães foi enaltecido pelo vereador Paulo Campos (PSD), autor da homenagem.
"Participei de um evento na rua do Porto e vi a dedicação que o Aguinaldo tem com os animais", disse o parlamentar, ao destacar que o homenageado mantém-se ligado ao adestramento de cães mesmo após ter entrado para a reserva da Polícia Militar. "Deu continuidade porque gosta do que faz, e faz com carinho e dedicação. Que continue sendo essa pessoa dócil, amorosa, hospitaleira e amiga", afirmou Paulo Campos.
Dizendo sentir-se "totalmente recompensado" pelo que a vida lhe deu, Aguinaldo dedicou sua fala a agradecer às pessoas importantes em sua trajetória ––de familiares a colegas de trabalho, passando pelos amigos do futebol. Ele se emocionou ao citar a mãe, que o acompanhou no recebimento da "Medalha de Mérito Legislativo", e ofereceu a homenagem à memória de policiais mortos em serviço.
Aguinaldo também dedicou palavras de gratidão à Polícia Militar, por lhe ter proporcionado "grande crescimento como homem e cidadão", ao prefeito Barjas Negri (PSDB), que "sempre se colocou à disposição para colaborar" com seu projeto de adestrar cães, e a Paulo Campos. "Ao vereador, homem competente e íntegro, ético e trabalhador, temos o privilégio de tê-lo ao nosso lado", disse.
De cunho educacional e com o "objetivo de ensinar as crianças a não terem medo de fazer o que é certo", como ele mesmo observou, o trabalho de Aguinaldo com cães foi destacado nas falas de outros convidados presentes na cerimônia. "Aguinaldo cuida com muito carinho do nosso melhor amigo, o cão. Presta esse serviço com muito êxito e profissionalismo", pontuou João Batista Mendonça, chefe no Tribunal de Justiça-SP.
"Conheço o Aguinaldo há muito tempo. Estou na polícia em Piracicaba há 40 anos e, nesse período, antes de ele entrar para a reserva, fizemos alguns trabalhos. Hoje, faz um trabalho muito bonito com os animais, demonstrando o amor que tem por eles", comentou o delegado de polícia João Batista Vieira de Camargo.
"Parabenizo o Aguinaldo pelo brilhante trabalho enquanto esteve na Polícia Militar, com o adestramento de cães, muitas vezes utilizados pela Polícia Federal em investigações contra contrabandos e tráfico de drogas e armas, e também pela continuidade, agora, na socialização dos animais", afirmou o delegado-adjunto da Receita Federal em Piracicaba, Vitório Brunheroto.
Amigo desde os tempos de futebol amador, Abilio César Bortoletto lembrou que o homenageado antes sentia medo de cães e hoje é referência no adestramento. "Aguinaldo me ajudou em minha caminhada como profissional. Fui para a educação física tendo-o como referência de atleta e depois para a educação tendo-o como referência de ser humano indignado com as condições sociais. Uma sociedade que não respeita os animais é uma sociedade em decadência", concluiu.
A entrega da "Medalha de Mérito Legislativo" a Aguinaldo Soares foi acompanhada ainda pelo ex-vereador Antonio Domingos Padovan; pelo gerente da Secretaria Municipal de Governo e Desenvolvimento Econômico, Pedro Cruz; pela subinspetora Dorimar Aparecida Bombach, da Guarda Civil Municipal; pelo ex-agente federal Andrés Luciano Guerra; e pelo major Rodolpho Hoff, da Polícia Militar.
(Assista no player à reportagem veiculada pelo "Jornal da Câmara".)