PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

05 DE MARÇO DE 2020

Abdala propõe Dia da Ação do Coração no Calendário de Eventos


Data será celebrada anualmente em 2 de agosto



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Aprovação de propositura ocorreu na 9ª reunião ordinária



Por iniciativa do vereador Marcos Abdala (REP), o "Dia da Ação do Coração", um movimento para a doação de amor, carinho e respeito ao próximo, será instituído no Calendário Oficial de Eventos do Município e será celebrado anualmente no dia 2 de agosto. O projeto de lei 289/2019 foi aprovado em primeira discussão nesta quinta-feira (5), na 9ª reunião ordinária de 2020.

A campanha é uma grande mobilização, onde as pessoas se reúnem para confeccionar corações de tecidos de várias cores e tamanhos, além de fazerem doações de materiais que são destinados às instituições de auxílio e caridade, ONGs e Secretaria de Ação Social do município participante.

O ponto alto da Ação do Coração é a distribuição em praça pública dos corações confeccionados. O momento une milhares de pessoas em um ato inter-religioso pela paz, união dos povos e, principalmente, pela vida.

A "Ação do Coração" é uma data permeada pelo espírito de solidariedade e, conforme foi se tornando conhecida, pessoas de diferentes cidades, estados e países se juntaram em uma corrente do bem. A primeira edição do evento foi realizada em 2 de agosto de 2012, na praça Mauá, em Santos (SP), e contou com mais de 26 mil pessoas. A data faz referência ao dia da morte do ator santista Eduardo Furkini, vítima de um infarto e que inspirou o movimento.

A inspiração para celebrar o evento surgiu após viagem do ator à Europa, junto do seu irmão Alexandre Camilo. Eles viram uma ação parecida, feita para lembrar da importância de cuidar da saúde do coração. Eduardo faleceu antes de presenciar uma ação no Brasil. Camilo resolveu, então, preservar a memória do irmão, fundando uma associação que leva o nome de Eduardo e realizando a atividade em solo brasileiro.



Texto:  Raquel Soares
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Marcos Abdala

Notícias relacionadas