PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

03 DE JUNHO DE 2011

A cada dia, Bombeiros registra cinco casos de incêndio em terreno baldio


O sargento Cleto, do Décimo Sexto Grupamento do Corpo de Bombeiros, destacou nesta sexta-feira, 3, durante a Semana de Meio Ambiente 2011, organizada pelo vereador (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 Salvar imagem em alta resolução


O sargento Cleto, do Décimo Sexto Grupamento do Corpo de Bombeiros, destacou nesta sexta-feira, 3, durante a Semana de Meio Ambiente 2011, organizada pelo vereador José Pedro Leite da Silva (PR), que a corporação busca a efetivação da Brigada de Incêndio Florestal, com o intuito de não apenas combater ocorrências, mas também trabalhar com a conscientização da população para evitar a limpeza de seus terrenos particulares ateando fogo. “Esta prática é, ainda, muito comum, e responsável pela maior parte das ocorrências”, diz Sgt. Cleto, que informa, também, serem cerca de cinco os casos de incêndio em terreno baldio atendidos diariamente pelo Corpo de Bombeiros. “É um número alto”, avalia.

Para formar a Brigada de Incêndio Florestal, o Corpo de Bombeiros mantém contato com a Prefeitura Municipal, dentro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sedema). “Estamos no aguardo desta resposta para podermos viabilizar a Brigada”, diz Sgto. Cleto. Segundo ele, a corporação é responsável por instalar estas brigadas em todas as cidades atendidas pelo Grupamento. A primeira delas é Charqueada. “Lá, já estou agendado para aplicar o curso, que envolve 16 horas/aula, realizadas em dois dias”, diz ele. A indicação dos participantes da Brigada deve ser feita pela Sedema e, a partir disso, o Corpo de Bombeiros aplica o cronograma de aulas.

Sgto. Cleto participou dos três dias de solenidades da Semana do Meio Ambiente, realizada no salão nobre Helly de Campos Melges, da Câmara de Vereadores de Piracicaba. “É uma excelente oportunidade para apresentarmos estes temas de importância do município”, disse Sgto. Cleto. Em sua participação na semana, ele falou a uma platéia de 250 alunos, a cada dia, destacando a importância da preservação ambiental. Ele ressaltou, ainda, que a Brigada Florestal contribui para o município conquistar o Selo Verde Azul, entregue pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

As multas aplicadas em caso de incêndio em terrenos baldios é regulamentada pelo Código de Posturas do Município (Lei 178, de 2006). Em seu artigo décimo, aplica R$ 259,50 de multa em caso de fogo em quintal, porém, este valor sobe em caso de incêndio em terreno baldio: é R$ 1,30 por metro quadrado – “antes era um valor apenas, o que acabava sendo injusto, já que o perigo do fogo se altera a medida do tamanho do terreno”, explica Lucineide Aparecida Maciel, sub-inspetora do Pelotão Ambiental, ligado à Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema).

Ela informa, ainda, que somente neste ano foram 57 denúncias atendidas pelo Pelotão Ambiental de fogos em terrenos baldios, e alerta, ainda, para o aumento neste período do ano. “Somente em março, foram 37 ocorrências, mais do que a metade até então no ano”, explica a sub-inspetora Lucineide. “Este número deve aumentar bastante, especialmente agora no mês de junho”, finaliza.

FOTO ACIMA: Sgto. Cleto participou da Semana do Meio Ambiente 2011, organizada pelo vereador José Pedro Leite (PR), nesta semana, na Câmara de Vereadores de Piracicaba.

FOTO ABAIXO: Salão nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba lotado por alunos de escola estadual que participam da Semana do Meio Ambiente.


Texto: Erich Vallim Vicente MTb 40.337
Foto: Gustavo Annunciato MTb 58.557



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Infraestrutura Urbana José Pedro

Notícias relacionadas