06 DE ABRIL DE 2018
Trajetória de instituição que começou com 23 garotos foi trazida em reconhecimento
Inaugurado oficialmente em 5 de outubro de 1952, o Lar Franciscano de Menores comemorou, em 2017, 65 anos de fundação e de prestação de serviços à crianças e adolescentes da comunidade piracicabana. O trabalho de voluntários, funcionários de famílias colaboradoras da instituição foi destacado pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) na reunião ordinária da quinta-feira (06) em entrega da Moção de Aplausos 15/2017 que aconteceu no Plenário Francisco Antônio Coelho.
O texto da homenagem destacou a saga iniciada desde o acolhimento dos primeiros 23 meninos até os dias atuais, passando pela formação profissional de mais de 600 pessoas para atuar em indústrias de calçados e nas tipografias do município.
Kawai destacou eu a Casa de Lei reconhece e agradece ao trazer a trajetória da instituição e de todos aqueles que dedicaram e dedicam parte de suas vidas para se entregar às crianças e adolescentes. “São vítimas em situações de vulnerabilidade, situações de extremo risco. Pessoas que se dedicam a reconstruir famílias e a dar esperanças aos nossos jovens”, disse.
A coordenadora do Lar Francisco de Menores, Cláudia de Cássia Meneghetti explicou o reordenamento pelo qual a instituição passou recentemente, saindo da conotação dos grandes orfanatos para “a casa com cara de casa, uma casa humanizada. Ela apontou que olhar para a criança é o olhar da criança e do adolescente como sujeito de direto, como preconiza o Estatuto da Criança e Adolescente. “É importante porque saímos do assistencialismo para a inclusão social”, disse.
Para Cláudia, o desafio no Lar, além da inclusão da criança que teve a violação de direitos é incluir socialmente os acolhidos com grau de deficiência severa, como paralisia cerebral e outras síndromes, que aos poucos têm sido incluídos.