PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 17 DE FEVEREIRO DE 2020
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE NOVEMBRO DE 2019

Wagnão homenageará médica neurologista especialista em autismo


Deborah Kerches de Mattos Aprilante também é diretora do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) infanto-juvenil de Piracicaba



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Propositura foi votada nesta segunda-feira






De autoria do vereador Wagner Alexandre de Oliveira, o Wagnão (PHS), a moção de aplausos 219/2019 foi aprovada na noite desta segunda-feira (25), na 70ª reunião ordinária. Por meio da propositura, o parlamentar irá homenagear a médica neurologista da infância e adolescência Deborah Kerches de Mattos Aprilante, pelos relevantes serviços prestados à sociedade.

Deborah é graduada em medicina em Minas Gerais, pós graduada em preceptoria no SUS (Hospital Sírio Libanês) e em transtorno do espectro autista pelo CBI of Miami, residência médica em pediatria e neuropediatria pela Unesp de Botucatu.

A homenageada também possui o título de especialista em neurologia infantil e pediatria reconhecido pela MB (Associação Médica Brasileira e Conselho Regional de Medicina) e em pediatria pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria).

É preceptora do programa de residência médica de pediatria do município de Piracicaba, neuropediatra do projeto Capacita Angola Benguela, membro da SBNI (Sociedade Brasileira de Neuropediatria), membro da Abenepi (Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil), membro da ABN (Academia Brasileira de Neurologia), membro da Associação Francesa La Cause des Bébés e membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia.

Deborah é colunista do blog Mundo Mãe e gestora de uma página no Instagram, em que fala diretamente com as famílias, adolescentes e adultos com autismo, educadores, profissionais de saúde, não só de Piracicaba, mas de todo o Brasil e até de outros países, que frequentemente têm dúvidas e anseios sobre o desenvolvimento neuropsicomotor e social e sobre a rotina das crianças e adolescentes, abordando assuntos diversos e esclarecendo dúvidas.

“Apaixonada pelas atividades que desenvolve, sempre busca se atualizar. Recentemente esteve em Harvard e no Hospital Pitiê Salpetriere, em Paris, se aprofundando sobre o autismo e só vê sentido na sua atuação pelo compartilhamento de seus conhecimentos”, contou Wagnão.

De acordo com o parlamentar, na neurologista infantil, as áreas que mais lhe atraem são as potencialidades do cérebro humano, neuropediatria, saúde mental, autismo. Desenvolve atividades focadas no espectro autista, entre elas cartilhas de orientações, textos para blogs, Instagram e revistas.  

“Deborah Kerches acredita que uma sociedade informada acolhe mais, sem rótulos e preconceitos e quer contribuir com seus posts, vídeos, artigos, palestras para que pais possam identificar o espectro autista para obter atendimento especializado”, ressaltou o vereador.

Durante a 70ª reunião ordinária, na noite desta segunda-feira (25), Wagnão agradeceu a votação unânime dos vereadores. Paulo Campos (PSD), por sua vez, subiu à tribuna para enaltecer a iniciativa da moção. "Deborah e seu esposo são muito solistas. É muito importante que nós, na condição de vereadores, reconheçamos profissionais deste gabarito em homenagens aqui nesta Casa", disse. 

O vereador Pedro Kawai (PSDB) também parabenizou Wagnão e relembrou que a homenageada se afastou do cargo para se especializar em atendimento de crianças com autismo. "Ela também fez um ótimo trabalho na Vila Cristina. É uma excelente profissional", relatou.



Texto:  Ana Caroline Lopes
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Tópicos: LegislativoWagner Oliveira

Notícias relacionadas