
11 DE FEVEREIRO DE 2020
Vereador ocupou a tribuna da Câmara durante a 3ª reunião ordinária, na noite desta segunda-feira (10)
Na noite em que a Câmara aprovou o projeto de lei complementar 10/2019, iniciativa de Marcos Abdala (REP), que proíbe fogos de artifícios no Município, o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) relembrou diversas leis de proteção aos animais, as quais ele é autor e estão em vigência em Piracicaba.
“Estou muito feliz que esse projeto em defesa dos animais (PLC 10/2019) foi aprovado na Casa, espero que o prefeito regulamente através de decreto, definindo a fiscalização”, disse. “Gostaria, no ensejo, de relatar diversas leis de proteção aos animais nestes últimos 10 anos”, acrescentou.
Trevisan Jr. lembrou que, em 2005, nos 47 dias em que atuou como vereador, apresentou a lei deu prerrogativa às organizações não-governamentais (ONGs) para fiscalizar a proibição de animais em festas, em conjunto com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), assim como o resgate de animais abandonados.
Também foram leis de sua autoria a proibição de animais em circos, a política de castração do Município, “a qual existe uma parceria público-privada, onde as ONGs recebem verbas, e que, inclusive, precisam ser ampliadas”, lembrou, a proibição do corte de orelhas e rabos e da laçada e derrubada em rodeios.
“Só não conseguimos proibir a realização de rodeios em Piracicaba, ainda”, disse. “Também está em vigor a proibição de experiências com animais vivos, assim como a proibição, fiscalização e apreensão de animais sujeitos a maus tratos com o uso de cavalos em carroças no Município, “algo que sabíamos que ocorria na cidade e que, com fiscalização, hoje diminuiu bastante”, ressaltou.