19 DE OUTUBRO DE 2023
Honraria foi concedida ao pesquisador Henrique Vianna de Amorim e à Esalq/USP
A solenidade de entrega da Medalha de Mérito Científico e Tecnológico “Dr. Carlos Clemente Cerri” e a celebração da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia foi realizada na noite desta terça-feira (17), na Câmara Municipal de Piracicaba.
O nome da medalha “Carlos Clemente Cerri” faz referência ao premiado professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP desde 1975, que se especializou na pesquisa sobre a dinâmica da matéria orgânica do solo em ecossistemas naturais e modificados pelas práticas agrícolas, pecuária e reflorestamento.
A honraria é destinada a quem desenvolve trabalhos em ciência, tecnologia e inovação que resultaram em benefício da comunidade acadêmica, do setor produtivo ou da população em geral.
A reunião solene concedeu a Medalha de Mérito Científico e Tecnológico “Dr. Carlos Clemente Cerri” ao professor e pesquisador da Esalq/USP, Henrique Vianna de Amorim, na categoria pessoa física. A Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”) recebeu a honraria na categoria pessoa jurídica/organização. A medalha foi entregue ao professor Marcos Milan, vice-diretor da Esalq.
O vereador Pedro Kawai, proponente da solenidade e autor do decreto legislativo n.º 28/2020, enfatizou a importância da educação, tecnologia, ciência e pesquisa na sociedade. Ele destacou que esses elementos são fundamentais para o crescimento de um país. “Em nome da Câmara Municipal, nosso muito obrigado acima de tudo. Afinal de contas, o agradecimento é a palavra-chave para uma sociedade justa, ética e comprometida”, afirmou.
Celebração — A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia tem o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população, em torno de atividades de divulgação científica. A indicação dos homenageados ficou a cargo do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (CMCT).
Henrique Vianna de Amorim declarou estar honrado por ser premiado com uma medalha que leva o nome do Dr. Carlos Clemente Cerri. “Eu o conheci muito bem e o admirava muito, não só pela sua competência, mas pela sua integridade”, agradeceu.
O homenageado relatou os principais momentos de sua trajetória profissional, como o trabalho na melhoria da qualidade do café e como suas pesquisas desvendaram a química e a bioquímica por trás da interferência dos grãos de café. Ele também citou seu envolvimento na inovação e no setor de etanol, onde suas contribuições revolucionaram os processos das usinas de açúcar e álcool.
Representando a Esalq, o professor Marcos Milan enfatizou a importância de a medalha ostentar “o nome de um dos mais brilhantes docentes e pesquisadores que atuou no Centro de Energia Nuclear da Agricultura, o CENA”.
Ele destacou o compromisso da Esalq com o ensino gratuito, pesquisa e extensão para o desenvolvimento agrícola nacional, e o papel crucial da instituição na classificação da USP como uma das melhores universidades do mundo, especialmente na área de ciências agrárias.
Para o vice-diretor, a Medalha de Mérito Científico e Tecnológico Dr. Carlos Clemente Serra ganha ainda mais expressão ao observar as instituições indicadas pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
“Quero destacar o trabalho do doutor Amorim, que contribuiu para transformar os processos nas usinas de álcool e açúcar, impulsionando o setor sucroenergético. A Esalq, com os seus 123 anos, continua a cumprir a sua missão de ensino, investigação e inovação,” afirmou.
CMCT - A mesa de honra foi composta pelo vereador Pedro Kawai, presidente dos trabalhos; pela vereadora Rai de Almeida (PT); pelo presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCT), Pedro Chamochumbi; e os membros do conselho: o diretor-executivo da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), prof. Renato de Albuquerque Ferreira; o diretor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura — Campus Luiz de Queiroz” — CENA/USP, Prof. Dr. Ernani Pinto; o gerente regional da CESP, Homero Scarso; o coordenador de negócios educacionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Erick Andrade; o presidente do Arranjo Produtivo Local do Álcool — APLA, Henrique Amorim Neto; o presidente da Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba e Região — ATEPI, Paulo Henrique Machado; o secretário administrativo da OSCIP PIRA 21, Pedro Cruz; o CEO do Instituto Pecege, Daniel Sonoda; e o representante da Câmara Municipal no Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ayri Rando.