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30 DE JANEIRO DE 2020

Semana do Brincar: seminário foca visão holística da educação integral


Autor da lei municipal da Semana do Brincar, o vereador Pedro Kawai participou do III Seminário de práticas de eventos esportivos e brincantes escolares, ocorrido no Sesc



EM PIRACICABA (SP)  

Pedro Kawai

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Barjas Negri

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Camila Tavares

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Priscila Lima Pedrassi

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Ângela Correa

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Pedro Kawai

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Pedro Kawai

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Laís Fleury

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Laís Fleury

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Laís Fleury

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Barjas Negri

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Ângela Correa

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Pedro Kawai



O vereador Pedro Kawai (PSDB), na manhã desta quarta-feira (30), às 8h00 participou da abertura oficial de evento da SME (Secretaria Municipal de Educação), em parceria com o Sesc Piracicaba, realizado nas dependências do clube recreativo, que acolheu o III Seminário de práticas de eventos esportivos e brincantes.

O Seminário é a primeira ação formativa relacionada à II Semana Municipal do Brincar – IV Jogos Internos, que terá como tema “Somos natureza: o brincar, o corpo e a potência dos espaços escolares”.

A palestra de abertura do evento ficou a cargo da Coordenadora do Programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, Laís Fleury, a qual contextualizou o tema da Semana. Na sequência foram realizadas oficinas brincantes e reflexivas por meio de múltiplas linguagens.

No período da tarde, das 13h30 às 16h30 foi programado a realização de uma mesa redonda, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, com o tema “Partilhas e Inspirações”, tendo como debatedora a Secretária Executiva da Aliança pela Infância, Letícia Zero.

Participam desta mesa, a professora de educação física, Caroline Manesco e a professora pedagoga de educação infantil, Cláudia Danielle Salvador Montebello. Além da professora de educação física, Aline Manetta, da Rede Municipal de Educação, da cidade de São Paulo.

O evento tem apoio do Sesc e da Aliança pela Infância e parceria com a iniciativa privada, além do respaldo da Câmara de Vereadores. 

A ser realizada pelo segundo ano consecutivo, a Semana do Brincar faz parte do Calendário Oficial de Eventos Cívicos do Município de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Pedro Kawai, que resultou na lei municipal 8.903/2018.

Com intuito de mobilizar famílias, estreitar os laços entre pais e filhos, estimular o bom relacionamento entre adultos e crianças e melhorar a qualidade de vida, a Semana Municipal do Brincar é comemorada na última semana do mês de maio.

O objetivo da Semana é desenvolver ações gratuitas, promovendo atividades sobre o tema para crianças de até 12 anos de idade ou adultos que as acompanhem.

"O foco é lembrá-los sobre a necessidade de preservação e o respeito do tempo de as crianças brincarem. Cada vez mais vemos famílias que, por não poderem ter um tempo de qualidade com seus filhos, investem em jogos eletrônicos ou vídeos ao invés de passar mais tempo ao lado deles", justificou o parlamentar.

A organização e desenvolvimento dos eventos ficam sob responsabilidade de comitê formado por um representante da Secretaria Municipal de Educação, outro da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, e mais um da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo, além de entidades afins convidadas pelo grupo.

Na abertura do Seminário, o vereador Pedro Kawai destacou a importância do evento e, enfatizou o papel de Barjas Negri, como o prefeito que mais investiu na educação de Piracicaba. E, reportou-se ao ginásio de Sesc, lotado, com a presença de educadores que fazem o diferencial na cidade, em referência na educação, ao se despontar no Brasil todo. 

Kawai também ressaltou o papel dos 23 vereadores, ao lado da população e, também referendou a secretária municipal de Educação, Ângela Correa, em tratativas que resultaram na criação da lei municipal da Semana do Brincar, o que fomenta a participação das crianças, em atividades que colaboram para cada vez mais unir as famílias, com vistas à uma sociedade mais justa.

Kawai ainda enfatizou o papel do Sesc, como fomentador da ideia para se criar a Semana do Brincar, com foco na socialização das crianças. 

Kawai também considerou a importância do projeto, ao permitir que os profissionais que integram a rede de ensino estejam em contato direto com a criança, num processo tão relevante, com foco nas brincadeiras, principalmente na primeira infância, com pessoas capacitadas, o que certamente se reverterá em melhor atendimento, na Semana do Brincar. 

"Teremos melhor qualidade, com as palestras passamos a ter um outro olhar na natureza, a exemplo do tema. Kawai também falou da alegria maior ao ver em prática uma lei que foi aprovada na Câmara, na elaboração de políticas públicas que trazem um novo olhar para o brincar, onde se testa limites, se desenvolve o corpo físico, concentração, além de tantas outras coisas importantes, que são despertas com o brincar e que hoje estão esquecidas devido ao dia-a-dia de nossas famílias", disse. 

O prefeito Barjas Negri destacou o arcabouço de leis municipais, que garantiram a expansão da educação em Piracicaba, nos últimos 10 anos, a ganhar a projeção nacional que conquistou.

"Vocês são os responsáveis", disse Barjas ao se dirigir ao grupo de professores, além de destacar o espírito de equipe, em debates e dedicações que refle o empenho de toda rede pública, o que transforma a cidade. 

Também acentuou o papel da escola na cidade toda, envolvendo a região central e a periferia, desde aquela população mais simples, o trabalhador de baixa renda, que às vezes não tem oportunidade de fazer uma boa escolaridade, porém, deixa a sua criança nas escolas do município e, tendo um tratamento semelhante ao cidadão que tem melhores condições financeiras. 

"Não há distinção entre uma criança que mora numa favela", disse Barjas, que também acentuou a importância de a Câmara ter aprovado a lei que cria a Semana do Brincar, que envolverá mais de 36 mil crianças, na realização do evento.

A técnica de programação do Sesc, Camila Tavares ressaltou a parceria com a Semana, na realização do ciclo de palestras e oficinas, o que também vai de encontro aos ideais da entidade com foco no trabalhar a infância. 

Camila reitera que a Semana do Brincar surge como uma provocação do Sesc, sendo que no ano passado, em 2019, foi firmado a parceria com a Secretaria de Educação, onde as escolas assumem o papel de agentes no processo de ocupação de território, o que reflete em trabalho com professores e gestores, para auxílio na realização deste trabalho nas escolas, que aconteceu em maio de 2019, envolvendo um número muito grande de alunos, educadores e familiares. 

Camila reconhece que hoje falta o esforço da família, visto que o adulto tem a vida muito corrida. O convite é para que os adultos se sensibilizem e olhem para esta necessidade da criança no brincar, não precisando necessariamente ser nada bem elaborado, mas sim que elas tenham a liberdade de brincar, na exploração de seu corpo, de seu desenvolvimento cognitivo, das relações sociais, onde na prática possa representar a organização de uma brincadeira, na pracinha em frente de casa, convidar um vizinho, descer do prédio, na garantia deste tempo de lazer na vida da criança, onde a escola é fundamental para isso, o que também contempla o currículo escolar. 

Camila também abordou sobre todos os outros espaços públicos que o município oferece este brincar voltado ao desenvolvimento das crianças. 

A assessora pedagógica, Priscila Lima Pedrassani, da Secretaria Municipal de Educação, destacou a realização da segunda parada de ações formativas, onde hoje acontece a terceira ação, na realização do III Seminário de Práticas e Eventos Esportivos, que tem o objetivo de unir professores da rede pública municipal, professores e técnicos de educação física, além de todos os gestores de educação infantil do ensino fundamental e supervisores para o despertar sobre o planejamento e organização de ações da segunda Semana Municipal do Brincar e do IV Jogos Infantis, onde os eventos servem para trazer subsídios para estas equipes, para que levem toda esta inspiração para as escolas e  juntos, possam compor, cada um à sua maneira, de acordo com os seus contextos, necessidades e demandas em seus eventos.

Também ressaltou o papel de brincar com responsabilidade, que se reveste de coisa séria, na principal atividade das crianças, sendo que este brincar é extremamente valioso, se professores e familiares estiverem juntos nestas práticas, o que possibilitará que nossas crianças se desenvolvam, de uma forma curiosa, espontânea e criativa, sendo que o importante é que aprendam, se desenvolvam e façam novas amizades e se completem nas suas diversidades também. 

A secretária de Educação, Ângela Correa destacou a garra e comprometimento de todos que integram a Secretaria e que se dedicam à este projeto, uma vez que o entendimento é de que a criança precisa ter este espaço, que precisa ser compartilhado com a família. 

Ângela ainda enfatizou que este é o segundo ano que a Secretaria abraça esta ideia, a Semana do Brincar, sendo que para isso há toda uma preparação, que se inicia hoje e se estende nestes primeiros meses do semestre, envolvendo todos os professores, os funcionários, onde chama-se os pais e a comunidade, sendo que no ano passado houve duas atividades, uma numa escola infantil e outra numa escola rural, de ensino fundamental , onde a comunidade, num período, foi convidada a participar destas brincadeiras, sendo que uma destas atividades foi no período da noite, e outra foi num sábado pela manhã, onde os pais se viram brincando e resgatando antigas brincadeiras da sua infância, junto com os filhos. 

Frente à tecnologia que está presente em nossos dias, Ângela defende que há necessidade de um equilíbrio, no que o projeto da Semana do Brincar contempla esta carência, contando com o apoio de toda rede de ensino, fruto do trabalho, não de meia dúzia de pessoas, e sim de todo o grupo. 

Palestra

Na palestra, "Somos natureza: o brincar, o corpo e a potência dos espaços escolares", Laís Fleury, diretora do Projeto Criança e Natureza, do Instituto Alana, fundadora da Fundação Vagalume, a consideração é que a escola é defendida como um espaço fundamental da socialização, aprendizagem e experimentação, sendo um espaço onde as crianças passam grande parte de seu tempo. 

O questionamento é saber como é a organização deste espaço-tempo; como as crianças vivenciam e se relacionam com a natureza quando estão na escola e que oportunidades de aprendizagem os professores podem encontrar para além das salas de aulas. 

Laís também considerou o universo do ensino fundamental, que também deve receber atenção especial, visto que nesta fase o aluno também continua sendo criança, onde precisa dar vazão para se expressar, sendo prioritários estas práticas para as duas fases da educação escolar da criança. 

Na concorrência   tecnologia, da contemporaneidade, frente ao resgate do brincar com as crianças, Laís ressalta que em primeiro lugar é preciso a pessoa se reconectar dentro de si mesma, com os pais, passando a rebuscar as memórias de infância, onde vai perceber que o contato com a natureza estava em todas elas, em ações que marcaram e foram construtivas em suas vidas, em algo que se possa valorizar. 

Sobre a importância do contato com a natureza, Laís mostra que isto é um investimento, onde a criança sai de sua rotina diária, e ganha conhecimento e vivência que a seguirão para a vida.

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Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Educação Pedro Kawai

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