04 DE DEZEMBRO DE 2019
Os vereadores Nancy Thame e Pedro Kawai compareceram no evento literário, que também reconheceu o mérito e trajetória educacional da professora Santa Calcidoni Vergari
Primeiro Sarau Literário da Jorge Coury foca legado de Santa Calcidoni
O reconhecimento público do legado profissional da professora Santa Calcidoni Vergari, nos mais de 30 anos de luta em prol da educação foi o ponto alto na realização do Primeiro Sarau Literário da Escola Estadual Jorge Coury, bairro Paulista, no último dia 18 de novembro, às 13h30, em evento que contou com autoridades, nas diversas manifestações dos alunos do ensino fundamental e médio, que totalizam os 530 estudantes desta unidade escolar.
Nancy Thame e Pedro Kawai, ambos do PSDB integraram a mesa de honra na solenidade, que também contou com saudação especial do prefeito municipal Barjas Negri e do dirigente regional de Ensino, Fábio Negreiros, seguindo programação especial coordenada pela diretora Thais Cury Pellegrinotti, além da manifestação de vários alunos.
O momento especial do evento foi a homenagem à professora Santa Calcidoni, que também registrou em vídeo -- via celular, o quanto representou sua trajetória de dedicação, principalmente do amor ao ensinar crianças.
Euridéia Ribeiro D'Assunção e Josely Amélia de Souza, supervisoras aposentadas, que também compuseram a mesa de honra do evento reiteraram a importância de Piracicaba se engajar numa campanha humanitária, de resgate ao legado pedagógico da professora Santa Calcidoni -- viúva de Giusepe Vergari, que em épocas passadas teve a ousadia de lançar um método próprio de ensino, em contraponto às clássicas cartilhas Caminho Suave e Sodré, desafiando tudo e a todos por uma prática pedagógica resistente e clandestina, que forjou toda uma geração, com valores altruístas.
A consideração é que com os percalços da vida, a professora Santa Calcidone, na velhice, está passando por dificuldades, sendo que um dos apelos é que cada educador e a população em geral possam adquirir um, dos mais de três mil livros de sua autoria, publicados por uma editora de Piracicaba.
PROGRAMAÇÃO: na abertura da parte cultural, os alunos Washington e Larissa fizeram a chamada dos participantes, iniciando pela música "Epitáfio", dos Titãs, interpretada pela aluna Lauany, seguido pelo poema "Amor é fogo que arde sem se ver", apresentado por Alan.
Também por poema, Giovanna apresentou "Não há vagas", seguido pela música "Tocando em frente", interpretada por Dayse e Vicka.
O poema "Soneto da Fidelidade" foi apresentado por Alan. Os alunos do 6ª ano, da professora Cláudia apresentaram o Teatro de Sombras.
Sob a orientação da professora Ana Lúcia e do professor Marcos, alguns alunos falaram sobre obras e vida de autores da literatura brasileira.
Maria Júlia e Kaylane, acompanhadas pela professora Débora apresentaram a música "Aquarela".
As músicas: "Velha Infância" e "Amor I Love You", foram interpretadas por Vick e Dayse, acompanhadas pela professora Débora e pelos alunos Luiz Gabriel e Murilo.
"Os sete pecados capitais", ganharam o tom de poesia, na apresentação de Ana Catarina, Larissa e Livia.
A música gospel também teve presença no Sarau, na interpretação de "Meu Escudo", por Thalita.
E, como marco principal do evento, as alunas Ana Catarina, Raíssa, Lívia, Vitória e Dayse fizerem uma homenagem especial à professora Santa Calcidoni, onde o aluno Washington leu uma pequena biografia da professora contemplada.
No encerramento do evento, todos os participantes envolvidos nas homenagens cantaram a música eternizada por Gonzaguinha "O que é, o que é?", onde o artista diz que fica com a pureza das crianças, e que a vida é bonita e deve ser vivida, sem vergonha de ser feliz.