PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

31 DE MAIO DE 2019

Pérsio Azenha Faber recebe Título de Cidadão Piracicabano


Iniciativa do vereador Marcos Abdala (REP) homenageia protagonista do setor de cirurgia e traumatologia buco maxilo facial da Santa Casa



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (6 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (7 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (8 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (9 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (10 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (11 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (12 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (13 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (14 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (15 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução





Natural da cidade de Santos, Pérsio Azenha Faber mudou-se para Piracicaba para estudar no campus local da Faculdade de Odontologia da Unicamp (FOP). Desde então, tornou-se figura importante do setor de cirurgia e traumatologia buco maxilo facial na cidade, sendo um dos principais articuladores pela instalação do setor na Santa Casa. 

Na noite de sexta-feira (31), ele recebeu o Título de Cidadão Piracicabano, em solenidade no salão nobre Helly de Campos Melges.

“Escrever alguma coisa para um amigo como o Pérsio não é fácil. Não é fácil homenagear alguém como o Pérsio e conseguir transparecer o que ele significa para muitas pessoas, principalmente para nós, na Santa Casa”, disse Armando de Barros, cirurgião-dentista hospital, ao ser um dos companheiros que externaram a importância do também professor.

“Hoje aqui reunidos somos como um mosaico, peças que encaixam na vida do Pérsio, todos com alguma importância, qualquer um de nós poderíamos descrever fatos e facetas da sua vida, ainda seria difícil reproduzir o que, de fato, ele é”, acrescentou Barros, ao elencar as diversas qualidades do colega, que, para além do ambiente hospitalar, é querido por muitos.

Casado com Vali Maria Giannetti Faber, ele tem um longo currículo, com participações em congressos internacionais, especializações e uma carreira acadêmica sólida, sendo professor responsável pela formação de 16 turmas de especialistas em CTBMF e Implantodontia da EAP-APCD.

“Quando trabalhava no Ministério da Saúde, o Pérsio pediu uma audiência, que ocorreu na sala da minha casa, para pedir auxílio no credenciamento da Santa Casa para área buco-maxilar, que era cara, complexa e difícil. Ele sugeriu, batalhou e fez toda a papelada e, desde o final dos anos 1990, o hospital é referência neste setor”, relatou o prefeito Barjas Negri.

O presidente da APCD Piracicaba, Edson Zenebra, lembrou que, ao escolher Piracicaba para estudar, Pérsio Faber tomou uma decisão que mudou a sua vida e, ao mesmo tempo, também alterou a história da cidade. “A vida dele mudou a vida de muita gente, ele deixou muita gente feliz”, destacou. 

Provedor da Santa Casa, João Orlando Pavão relatou o cirurgião-dentista como “um patrimônio do hospital”. “A gente sabe o quão importante você é, não só pela capacidade profissional, ou pela capacidade de ministrar aulas, ou por ter feito muito para os alunos que já se formaram e para aqueles que estão estudando, você é uma pessoa que é muito importante porque você sempre atendeu o SUS”, disse Pavão.

Autor do projeto de decreto legislativo 47/2018, que conferiu a Pérsio Azenha Faber o Título de Cidadão Piracicabano, o vereador José Marcos Abdala (REP) disse que homenagem se justifica por aquilo que ele ainda realiza. “Você continua merecendo, é um exemplo para todos, uma pessoa igual ao senhor jamais será esquecida”, acrescentou o parlamentar.

Por conta de problemas de saúde, Pérsio não pôde realizar o discurso de agradecimento, mas escreveu para que fosse lido pelo pastor Waldiberto Moreira dos Santos. “Feliz, e finalmente cheio de orgulho e honra, posso dizer cidadão piracicabano. Vivia maior parte da minha aqui, mas faltava o documento certificando todo o meu amor por esta cidade”, disse.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara
Edição de TV:  Comunicação


Homenagem Marcos Abdala

Notícias relacionadas