18 DE OUTUBRO DE 2019
O parlamentar também foca as inúmeras instâncias da Casa de Leis, a exemplo do projeto Câmara Inclusiva, Escola do Legislativo e outras iniciativas que impactam a cidade
Pedro Kawai enaltece papel da Câmara na defesa da sustentabilidade
Terceiro orador a ocupar a tribuna da Câmara, por 10 minutos regimentais, a que cada parlamentar tem para assuntos diversos, o vereador Pedro Kawai (PSDB), na 60ª reunião ordinária de ontem (17) citou o lançamento do projeto Câmara Sustentável, no que agradeceu a Comissão de Meio Ambiente, na pessoa da assessora Aline Gallo, ao propor este projeto para a Casa de Leis.
Kawai falou do exemplo que a Casa assume perante a população, envolvendo todos funcionários e terceirizados, que passam a fazer uso de caneca em substituição ao copo descartável, de plástico. "A caneca é quase um troféu, a ser apresentada como uma forma de dar o exemplo", disse.
Pedro Kawai também falou da coleta de óleo, da reserva adequada do lixo, onde os resíduos não precisam mais serem jogados na natureza. E, defendeu a sustentabilidade, onde não devemos usar plástico de qualquer forma.
O parlamentar comentou sobre a responsabilidade de todos os colaboradores, e as pessoas que frequentam a Câmara, na mudança de comportamento quanto à sustentabilidade. Também citou vários materiais, que levam muito tempo para se desfazer na natureza, a exemplo do vidro, em mais de 1000 anos para se decompor. "Não podemos mais aceitar o nosso dia a dia como depósito. Temos que partir para mudança de comportamento", disse.
Para Kawai, a Câmara dá o exemplo ao adotar o programa de sustentabilidade, que em princípio faz a substituição de copos plásticos por canecas. "Temos mais espaços para avançar, que cada gabinete tenha um coletor de pilha, de lâmpada e, outros objetos a serem devidamente descartados", disse.
Kawai também pontuou que em seu bairro a coleta seletiva passa duas vezes por semana. Além de considerar a geração de rendas a que o sistema de reciclagem proporciona às pessoas.
Kawai encerrou suas considerações citando projetos como o Câmara Inclusiva, Parlamento Aberto, a Tribuna Popular, a Escola do Legislativo e o Conheça o Legislativo - onde mais de cinco mil alunos, da rede de educação foram contemplados - em exemplos de projetos que impactam positivamente a cidade.