PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE AGOSTO DE 2019

Minuto Parlamentar traz para redes sociais atividades da Câmara


Produzido pelos estagiários do Departamento de Comunicação da Câmara, o programa vai ao ar todas as quintas-feiras no Instagram oficial do Parlamento Aberto



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Leandro Trajano (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Leandro Trajano Salvar imagem em alta resolução


Estreou na última semana, o informativo Minuto Parlamentar, um bate-papo informal, com linguagem simples e descontraída, com o objetivo de divulgar as principais atividades do Legislativo. Iniciativa dos estagiários do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba, a produção é exibida exclusivamente no Instagram oficial do Parlamento Aberto.

O Minuto Parlamentar é um novo canal de diálogo com a população, que pretende divulgar de forma concisa as ações e os eventos realizados na Câmara durante a semana. O conteúdo mescla as ações institucionais com as ações parlamentares realizadas no âmbito da Casa, como eventos, palestras, cursos, reuniões de fóruns e comissões.

De forma inédita e pioneira, e com reconhecimento da Controladoria Geral da União, o programa Parlamento Aberto propõe implementar ações derivadas do Governo Aberto, parceria assinada pelo governo brasileiro em 2011, em âmbito global, com o intuito de melhorar a transparência das informações públicas e o acesso da população às esferas de decisões políticas.

As ações do Minuto Parlamentar preveem a produção de vídeos que divulguem e expliquem todos os processos da Câmara em que a população pode participar, como as reuniões ordinárias, audiências públicas, a possibilidade de ocupar a tribuna popular, campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul, cursos da Escola do Legislativo, entre outros.

O presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Rotta (MDB) afirmou que, toda iniciativa que vise ampliar as formas de se levar informação à população, é mais que bem-vinda. "É uma obrigação desta Casa e um compromisso da nossa gestão", disse. Ele ainda ressaltou a importância dos estudantes que estagiam na Câmara compreenderem seu funcionamento e se dedicarem a compartilhar seus conhecimentos. 

Para a diretora do Departamento de Comunicação, a jornalista Valéria Rodrigues, a proposta surgida espontaneamente do grupo de estagiários mostra que o programa continuado de estágio da Câmara de Veradores atende plenamente seus objetivos. "É isso que buscamos, que os jovens que por aqui passem tenham esta dinâmica, a vontade de colocar em prática sua criatividade. Este é o modelo de supervisão de estágio que acreditamos, que estimula a produção criativa, coletiva e com cunho social", explicou.

Para a jornalista, o projeto é mais uma ferramenta de fortalecimento da transparência pública e estímulo à participação popular, pilares fundamentais do programa Parlamento Aberto, e que buscam, através da comunicaçao pública, uma relação sólida com a sociedade. 

Para acompanhar o programa, é só seguir o Instagram @parlamento_aberto. Diariamente, são publicados conteúdos com informações sobre o trabalho da Câmara. 



Texto:  Raquel Soares
Supervisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343


Parlamento Aberto André Bandeira Ary Pedroso Jr Carlos Gomes da Silva Carlos Cavalcante Dirceu Alves José Longatto Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique Ronaldo Moschini Chico Almeida Gilmar Rotta Matheus Erler Paulo Campos Pedro Kawai Paulo Serra Rerlison Rezende Isac Souza Jonson Oliveira Adriana Nunes Lair Braga Nancy Thame Marcos Abdala Osvaldo Schiavolin Valdir Marques Wagner Oliveira Antonio Padovan Zezinho Pereira Chico Roncato

Notícias relacionadas