PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

02 DE JUNHO DE 2011

José Pedro convoca crianças a defenderem o meio ambiente


Cerca de 220 estudantes da 5ª série de cinco escolas estaduais de Piracicaba foram convocados pelo vereador José Pedro Leite da Silva (PR) para defender o meio ambi (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Cerca de 220 estudantes da 5ª série de cinco escolas estaduais de Piracicaba foram convocados pelo vereador José Pedro Leite da Silva (PR) para defender o meio ambiente. Vestindo uma camiseta verde-amarela com os dizeres "Salvem nossos rios!", o parlamentar fez o chamado durante o segundo dia das comemorações da Semana do Meio Ambiente 2011, na tarde desta quinta-feira (2), no salão nobre "Helly de Campos Melges".

O evento, que neste ano tem como tema "Rio Piracicaba, seus contrastes e impactos", é baseado nos projetos de decreto legislativo 5/1999 e 13/2006, ambos de autoria de José Pedro. A edição de 2011 será encerrada com nova solenidade nesta sexta-feira (3), antevéspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, a ser celebrado no próximo domingo (5).

Segundo o vereador, a capacidade de as crianças multiplicarem o conhecimento que recebem foi o que o motivou a trazê-las à Câmara para discutir a relação do homem com a natureza. "O objetivo deste encontro com alunos de escolas públicas na faixa etária de 10 a 11 anos é aproveitar que, como essas crianças estão em fase de formação, elas captam e assimilam melhor as informações, podendo, inclusive, tornarem-se futuros agentes preservadores, ao levar os ensinamentos desta tarde para a família e os amigos", explicou.

Para José Pedro, o evento terá êxito se acarretar em mudanças no comportamento das crianças. "Que suas atitudes, a partir desta semana, sejam diferentes daquelas que talvez tivessem, e que passem a entender o porquê de preservar a natureza, o porquê de não lançar um objeto que vai agredir o meio ambiente", exemplificou.

A escolha do tema da edição deste ano, de acordo com o vereador, deve-se à necessidade de haver, desde a infância, maior conscientização sobre o rio que corta o município. "O Rio Piracicaba faz parte da história e da formação da cidade e, acima de tudo, é uma fonte de renda. A água é um líquido precioso para garantirmos a continuidade das futuras gerações", lembrou.

José Pedro ainda falou sobre o extenso painel que está sendo preenchido com as assinaturas das centenas de crianças que participam da Semana do Meio Ambiente 2011 na Casa de Leis. "As crianças também acabam deixando para nós essas mensagens, e cabe à Câmara aprender com esses comportamentos. Já temos aprovada aqui uma lei que investiria na reciclagem, mas lamentavelmente nossos lixos ainda estão inadequados para um processo de separação para a reciclagem", disse o vereador, sobre um projeto da ex-vereadora Lauriza Cortellazzi. "Nós temos que aprender com a vinda dessas crianças, porque algumas delas demonstram o acúmulo de experiências voltadas para o meio ambiente", completou.

VÍDEO E LANCHE
O segundo dia das comemorações da Semana do Meio Ambiente 2011 na Câmara foi dividido em cinco momentos. Além de dar as boas-vindas aos alunos das cinco escolas estaduais participantes, José Pedro falou sobre os motivos que fizeram o Rio Piracicaba deixar de abastecer a população local. "O rio foi sendo poluído, o homem foi jogando dejetos e suas águas passaram a pertencer à classe 4, que, entre quatro categorias, é aquela considerada não-potável, por ter um acúmulo de produtos químicos, resíduos domésticos, herbicidas e metais pesados", explicou. "O que a Prefeitura então teve que fazer? Pegar a captação do Rio Corumbataí, por ter uma água melhor", continuou.

Na sequência da fala de José Pedro, foi exibido um documentário de 20 minutos produzido pela TV Câmara, sobre uma expedição realizada pelo vereador ao longo do Rio Piracicaba, desde a nascente do Rio Sapucaí-Mirim, na região de Jaguari (MG), até Barra Bonita (SP), onde as águas desembocam no Rio Tietê, após passar por várias cidades paulistas. Depois de assistirem ao vídeo, as mais de 200 crianças que lotaram o salão nobre da Câmara fizeram perguntas a José Pedro e ouviram uma pequena história sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Ao final, o vereador fez a entrega de diplomas aos professores e estudantes das instituições de ensino que estiveram na sede do Legislativo piracicabano na tarde desta quinta-feira. Participaram do evento na Câmara as escolas estaduais "João Guidotti", "Profª. Catharina Casale Padovani", "Barão de Rio Branco", "Prof. Hélio Penteado de Castro" e "Prof. Hélio Nehring". Também esteve presente o sargento Benedito Cleto, do 16º Grupamento de Bombeiros de Piracicaba, que alertou as crianças sobre alguns dos problemas mais comuns que a corporação enfrenta, como incêndios intencionais em áreas verdes.

Na saída, os estudantes fizeram uma pausa para tomar um lanche oferecido pela Câmara. Quando viu um colega deixar cair no chão o copo plástico em que o suco de laranja foi servido, Guilherme Isgrinheiro, de 10 anos, tratou logo de colocar o material reciclável na lixeira. "Aprendi que não é para poluir o nosso mundo", disse Guilherme, que para tirar nota 10 em consciência ambiental ainda precisa reduzir o número de banhos que, com a mão cheia, diz tomar por dia: cinco.

 

TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918

FOTOS: Fabrice Desmonts / MTB 22.946



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Infraestrutura Urbana José Pedro

Notícias relacionadas