PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE DEZEMBRO DE 2019

Gilmar participa do lançamento do 2º Calendário Afro-piracicabano


Objetivo é, a partir da publicação, divulgar personalidades que atuam em defesa da cultura no município.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (6 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (7 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (8 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


O vereador Gilmar Rotta (MDB) participou, segunda-feira (9), da cerimônia de lançamento do 2º Calendário Afro-piracicabano 2020, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, em parceria com o Conepir (Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba) e o CDCPN (Centro de Documentação Cultura e Política Negra de Piracicaba). 

O 2º Calendário Afro-piracicabano apresenta, além das datas, fotos e currículos resumidos de 12 personalidades ligadas à luta e à defesa da cultura afro-brasileira no município. A proposta também tem o apoio da SemacTur (Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo). 

O presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba, Adney Araújo, o diretor do Centro de Documentação Cultural e Política Negra de Piracicaba, Aguinaldo de Oliveira, o prefeito Barjas Negri (PSDB), a conselheira do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba, Marilda Soares, a secretaria municipal da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, e o representante dos homenageados, Ubirajara Cristiano de Barros Sabino, participaram da solenidade. 

De acordo com o diretor do Conepir, Adilson Abreu, o projeto foi apresentado no ano passado ao prefeito. “A proposta prosperou graças ao sucesso do primeiro calendário. Neste ano tem continuidade e também nos próximos”, disse. 

“A prefeitura tem compromisso público para o combate ao racismo e à discriminação racial, e conta com grandes parceiros, como o Conepir e o Centro de Documentação, entre outras entidades”, declarou Barjas Negri. 

Segundo o presidente do Centro de Documentação, Aguinaldo Oliveira, o propósito do calendário é transmitir conhecimento sobre as personalidades que contribuíram ao desenvolvimento da cidade. “É importante informar as histórias e tradições, pelo fato dessas pessoas serem guardiões da cultura local”, disse. 

O presidente do Conepir, Adney Araújo, destacou que a função do conselho é mostrar a cultura do negro no município. “Precisa ser preservada. O negro, ainda hoje, não é visto em local relevante na construção de Piracicaba. Mas com ações afirmativas, como essa do calendário, está mudando essa imagem, fruto de muito trabalho de muitos negros e negras”, finalizou.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Gilmar Rotta

Notícias relacionadas