PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

13 DE SETEMBRO DE 2013

Executivo atende pedido de vereador Pedro Kawai


Banheiros do Engenho Central estão sendo adequados para uso de pessoas ostomizadas.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereador Pedro Kawai



Após conhecer de perto as necessidades e dificuldades das pessoas ostomizadas, o vereador Pedro Kawai (PSDB), protocolou no inicio de junho Indicação nº2987/13 solicitando ao Executivo, a elaboração de Lei que obriga a instalação de equipamentos adequados para o uso de pessoas com deficiência física, bem como para pessoas ostomizadas, em sanitários públicos e sanitários instalados em eventos realizados pelo Município, pedido que foi acatado pelo Executivo.

 

Objetivo da instalação e adequação dos equipamentos foi evitar o que ocorreu na Virada Cultural Paulista desse ano, quando uma munícipe, portadora de ostomia, relatou o constrangimento que passa ao freqüentar locais públicos e eventos realizados pela Prefeitura.

De acordo com a munícipe, por usar bolsa de colostomia afixada em seu abdômen, ela necessita dirigir-se a locais que contenham duchas para que esvazie o material, o que não é oferecido em eventos do Município.

No documento o parlamentar lembra que é necessária a adequação dos sanitários localizados também em aeroportos, terminais rodoviários, postos de saúde, hospitais públicos, prédios públicos, espaços de lazer, entretenimento, cultura e educação, bem como os banheiros químicos instalados em eventos.

Nesta semana, a Secretaria Municipal da Ação Cultural concluiu a adaptação do sanitário existente na área do Engenho Central. O vereador Pedro Kawai ficou satisfeito e agradeceu a secretária Rosangela Camolese que foi sensível a necessidade e a reivindicação dos ostomizados. Agora os portadores dessa deficiência têm a garantia de lazer e cultura no Engenho Central.

Após a adequação feita pela Secretaria Municipal da Ação Cultural, o vereador Pedro Kawai voltará a conversar com o secretário Municipal de Obras, Arthur Ribeiro, sobre a adaptação de sanitários em próprios públicos para que as pessoas ostomizadas não se sintam mais constrangidas ou seja impedidas de ter acesso aos sanitários.



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154


Saúde Pedro Kawai

Notícias relacionadas