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08 DE JUNHO DE 2019

Especial Concurso: O trabalho minucioso do arquivista na Câmara


Concurso será realizado no dia 7 de julho, a partir das 8h



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Sidney Jr (1 de 8) Salvar imagem em alta resolução

Arquivista irá auxiliar na gestão documental da Câmara

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Arquivista irá auxiliar na gestão documental da Câmara
Departamento de Documentação e Transparência realiza restauração e higienização de documentos
Departamento de Documentação e Transparência realiza restauração e higienização de documentos
Arquivista irá auxiliar na gestão documental da Câmara
Bruno Didoné de Oliveira está na Casa desde 2000
Departamento iniciou digitalização de documentos antigos da Casa
Departamento iniciou digitalização de documentos antigos da Casa
Atas e processos de 1948 estão sendo digitalizados
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Foto: Sidney Jr Salvar imagem em alta resolução

Departamento de Documentação e Transparência realiza restauração e higienização de documentos



Dentre as 14 vagas disponíveis para o concurso da Câmara de Vereadores de Piracicaba, uma será destinada ao arquivista. O cargo foi criado através da Lei nº 5838, de 2 de outubro de 2006, que dispõe sobre a reorganização administrativa da Casa e dá outras providências.

Para esta vaga, 71 pessoas se inscreveram. O requisito é que se tenha o ensino superior completo em Arquivologia. O profissional irá trabalhar 40h semanais e receberá o salário de R$ 5.264,19.

Mas afinal, aonde o arquivista irá trabalhar na Casa? O diretor do Departamento de Documentação e Transparência, Bruno Didoné de Oliveira, explica como será a atuação do profissional neste local. “Esse departamento é responsável por fazer o gerenciamento e a organização de toda a documentação da Câmara. Aqui, ainda não temos um profissional específico na área em Arquivologia. Diante dessa necessidade, é que se deu a iniciativa de criar o cargo de arquivista para nos ajustar na gestão documental da Câmara”, contou.

Atuando desde julho no departamento e mais especificamente desde 1º de abril deste ano como diretor, Bruno também contou em entrevista à Comunicação como sua trajetória na Câmara foi essencial para entender a dimensão da responsabilidade de um servidor público.

Ele começou na Casa em 2000 como estagiário, aos 16 anos, ainda no departamento jurídico. Participou de um concurso em 2007 para a vaga de escriturário na prefeitura e passou. Porém, ficou por pouco tempo lá e foi transferido para a Câmara, ainda no departamento de assuntos jurídicos. Para ele, a estrutura da Câmara é muito boa, o que acolhe todos os funcionários. “Como o próprio nome diz, nós estamos aqui para servir o público e a população. Já por essa definição dá para se ter uma ideia da dimensão e da responsabilidade do servidor público”, ressaltou.

Neste departamento também há um trabalho muito atencioso na higienização e restauração de processos e atas antigas da Câmara. Uma delas que carrega mais histórias, é a de 1767. O arquivista terá acesso à digitalização destes arquivos, que é um trabalho recente do departamento, com documentos que datam de 1948.

Dentre algumas atividades descritas no edital, o arquivista será o responsável pelo desenvolvimento de estudos sobre documentos culturalmente importantes, promoção de medidas necessárias à sua conservação e a orientação quanto à classificação, arranjo e descrição de documentos.

PROVA - Com conhecimentos específicos, envolvendo terminologia arquivista, noções básicas de preservação e conservação de documentos e também a Lei de Acesso à Informação (nº 12.527/11), prova conhecimentos gerais como língua portuguesa, legislação, noções de informática e matemática. No mesmo dia também haverá a redação de língua portuguesa.

As inscrições terminaram no último dia 27 de maio e a prova ocorre no dia 7 de julho, às 8h, durante 4h30.



Texto:  Ana Caroline Lopes




Concurso Público

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