PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE DEZEMBRO DE 2019

Balanço 2019 - Comunicação amplia conhecimento sobre atuação da Casa


Com média diária de 17 produções, chegando a 4 mil reportagens e edições em 2019, volume ampliou visibilidade institucional e da atuação parlamentar



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Sidney Jr (1 de 8) Salvar imagem em alta resolução

O jornalista Martim Vieira que, em 2020, deve se aposentar, após 25 anos atuando na Comunicação da Câmara

O jornalista Martim Vieira que, em 2020, deve se aposentar, após 25 anos atuando na Comunicação da Câmara
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 8) Salvar imagem em alta resolução

Produções de vídeos institucionais fazem parte das atribuições

Produções de vídeos institucionais fazem parte das atribuições
Foto: Sidney Jr (3 de 8) Salvar imagem em alta resolução

A Rádio Câmara Web é um dos setores do Departamento e produz notícias diárias enviadas às rádios

A Rádio Câmara Web é um dos setores do Departamento e produz notícias diárias enviadas às rádios
Foto: Sidney Jr (4 de 8) Salvar imagem em alta resolução

A Rádio Câmara transmite as reuniões ordinárias ao vivo e manda o sinal também a Rádio Educativa FM

A Rádio Câmara transmite as reuniões ordinárias ao vivo e manda o sinal também a Rádio Educativa FM
Foto: Sidney Jr (5 de 8) Salvar imagem em alta resolução

Mais de 37 mil produções fotográficas foram registras em 2019

Mais de 37 mil produções fotográficas foram registras em 2019
Foto: Sidney Jr (6 de 8) Salvar imagem em alta resolução

Servidores dão suporte aos estagiários do Departamento

Servidores dão suporte aos estagiários do Departamento
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (7 de 8) Salvar imagem em alta resolução

A jornalista Valéria Rodrigues é a diretora de Comunicação

A jornalista Valéria Rodrigues é a diretora de Comunicação
Foto: Sidney Jr (8 de 8) Salvar imagem em alta resolução

130 vídeos institucionais foram produzidos em 2019

130 vídeos institucionais foram produzidos em 2019
Foto: Sidney Jr Salvar imagem em alta resolução

130 vídeos institucionais foram produzidos em 2019



Ferramenta fundamental do programa Parlamento Aberto, a produção jornalística voltada à comunicação pública foi responsável por gerar volume significativo de informações à sociedade piracicabana. No relatório anual apresentado à Mesa Diretora, conforme o que determina resolução sobre os deveres do Departamento de Comunicação, foram publicados no site oficial da Câmara 4.166 matérias em 2019, o que inclui produções dos servidores e matérias das assessorias parlamentares, editadas pela equipe de jornalistas.

O número de publicações também refletiu na quantidade de releases remetidos à imprensa cadastrada na Câmara e que recebeu, de segunda a sexta-feira, informações sobre debates e aprovações nas reuniões ordinárias e extraordinárias, audiências públicas relacionadas ao orçamento municipal, temas diversos propostos pelos vereadores e em relação à revisão do Plano Diretor de Piracicaba, votado em 9 de dezembro. Cerca de 50 veículos, entre jornais, rádios, televisões e sites recebem, via e-mail, as produções do Departamento. 

A diretora do Departamento de Comunicação, a jornalista Valéria Rodrigues, disse que 2019 consolidou um processo de mudanças previstas no Plano de Comunicação da Casa elaborado em 2017 e que vem sendo atualizado anualmente. Como o conceito de uma comunicação pública transparente e dinâmica, a proposta levada ao presidente Gilmar Rotta no início de 2019 buscou ampliar a visibilidade da Casa através de coberturas jornalísticas isentas de interferências políticas. “O Departamento é composto por jornalistas qualificados que desenvolveram as atividades com grande profissionalismo. O resultado são conteúdos que contribuíram para que a cidade compreenda melhor o funcionamento da Casa”, disse.

Comparativamente a 2018, quando a Câmara foi citada 2539 vezes pelos jornais e sites monitorados pelo Departamento, houve crescimento significativo em 2019, em que as citações (até 20 de novembro) ultrapassaram as 3200. “Os jornais impressos da cidade têm um papel fundamental para a propagação das atividades da Câmara, já que vários programas jornalísticos de rádio e TV, além de vários sites, se baseiam nas suas informações, multiplicando o alcance da nossa divulgação”, define.

Outro dado trazido pelo relatório das atividades foi o aumento, em 118%, do acesso ao site oficial da Câmara de Vereadores. Alguns fatores contribuíram para o crescimento, segundo análise da jornalista, entre eles, o preparo do departamento que, desde 2018, focou em estudos para compreender e divulgar a tramitação da revisão do Plano Diretor na Casa, e o concurso público realizado. “Criamos um setorista, especialista no assunto, o jornalista Erich Vicente, que por um ano fez coberturas sobre temas relacionadas ao Plano Diretor, tornando-se referência para a imprensa”, disse. Sobre o concurso, foi realizada série de matérias explicando a atuação de cada função relacionada ao processo seletivo.

Segundo o presidente do Legislativo, vereador Gilmar Rotta (MDB), a função do Departamento é descobrir novas formas de levar informação à população. “Como poder público, temos limitações de investimentos, mas com a qualidade dos servidores, temos avançado muito neste campo e a determinação é avançar sempre, com relação de respeito e transparência com a imprensa que, afinal, é interlocutora com a cidade”, disse.

Cumprindo a determinação do grupo de trabalho que a Câmara de Vereadores – única do país – integra junto ao Ministério da Transparência, o Departamento de Comunicação produziu para exibição na TV Câmara, 36 vídeos explicativos sobre o funcionamento da Casa e sobre momentos especiais, como a votação do Plano Diretor. “Esta tarefa, além de cumprir exigências do grupo de trabalho, encaixa-se no eixo de educação cidadã através da comunicação que, cada vez mais, terá espaço no nosso trabalho”, explicou Valéria.

O departamento é composto por quatro setores, produção de vídeo, fotojornalismo, redação e Rádio Câmara Web, responsável por remeter dois boletins diários para as rádios locais. O setor de produção e vídeos realizou 130 produções em 2019, entre vídeos institucionais, mini-documentários que ilustram as reuniões solenes de outorgas de honrarias, além de registrar, em ata eletrônica, 75 reuniões ordinárias e as 25 reuniões extraordinárias de 2019. O setor de fotografias computou 1745 pastas de coberturas jornalísticas, superando as 37 mil fotos colocadas à disposição dos gabinetes, departamentos e imprensa.

Este ano, o Departamento implementou a comunicação interna, dentro do Programa de Valorização do Servidor. Foram editadas seis edições do boletim interno “Da Casa”, com informações sobre a vida funcional e a história dos servidores que atuam do Legislativo.

Para 2020, o Departamento terá mais função, com a contratação de um servidor de designer gráfico, aprovado em concurso o público. O setor de produção gráfica vai possibilitar trabalhar a comunicação visual da Casa e executar as ações previstas no projeto Câmara Inclusiva, gestado no Departamento e que indicou a necessidade de sinalização específica nos prédios da Casa. “Este novo setor vai ser o suporte para atuarmos na gestão de mídias sociais, um campo vasto em que estamos atuando de forma passiva, mas que em 2020 esperamos nos aproximar mais da população também por este canal”, finalizou.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Parlamento Aberto André Bandeira Ary Pedroso Jr Carlos Gomes da Silva Carlos Cavalcante Dirceu Alves José Longatto Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique Ronaldo Moschini Chico Almeida Gilmar Rotta Matheus Erler Paulo Campos Pedro Kawai Paulo Serra Rerlison Rezende Isac Souza Jonson Oliveira Adriana Nunes Lair Braga Nancy Thame Marcos Abdala Osvaldo Schiavolin Valdir Marques Wagner Oliveira Antonio Padovan Zezinho Pereira Chico Roncato

Notícias relacionadas