PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

23 DE JANEIRO DE 2020

André Bandeira solicita implementação de cursos profissionalizantes


Em indicação, parlamentar pede aumento da oferta de cursos profissionalizantes gratuitos e inclusão de vagas para pessoas com deficiência



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O vereador André Bandeira (PSDB) elaborou essa semana a indicação 288/2020, em que solicita o aumento da oferta de cursos profissionalizantes gratuitos no município e que sejam incluídas vagas para pessoas com deficiência, com o objetivo de promover a inclusão. A propositura seguiu para o Executivo. Para o parlamentar, a medida "permite a rápida inserção do estudante no ambiente de trabalho", diz ele, ao citar estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas): 62,58% dos alunos que cursaram o ensino profissionalizante obtiveram um emprego na área.

No texto enviado ao Executivo, Bandeira lembra que os cursos profissionalizantes oferecem qualificação profissional em um curto espaço de tempo e também são focados na atualização e aperfeiçoamento de áreas específicas, com maior direcionamento para o ramo que o aluno pretende seguir.

Para o parlamentar, tal medida "amplia a democratização do acesso de muitos jovens à educação e ao mercado de trabalho, possibilitando o incremento da renda familiar e o avanço econômico do país, visto o mercado brasileiro precisar de mão de obra qualificada em diversos postos de trabalho".

André Bandeira ainda considera que os cursos profissionalizantes beneficiam toda a sociedade, "pois o sucesso de um negócio movimenta a economia e contribui ainda mais para o aumento das ofertas de emprego".

Sobre a oferta gratuita destes cursos, o vereador lembra que a insenção de taxas e mensalidades deve ser pensada porque muitas famílias não possuem recursos para realizarem o pagamento destes cursos, diante do quadro delicado da economia.

 



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas