PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE MAIO DE 2019

André Bandeira inicia campanha por unidade Lucy Montoro em Piracicaba


2019 marca os 10 anos de reivindicações do vereador pela instalação do centro de reabilitação na cidade.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Uma das ações do vereador foi a elaboração de uma petição pública



O vereador André Bandeira (PSDB) iniciou campanha em parceria com a Prefeitura para a construção de uma unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro em Piracicaba. A empreitada é composta por ações de conscientização e mobilização, como, por exemplo, uma petição pública em favor da instalação, já acessível via internet (clique aqui) e em breve disponível em locais físicos para a coleta de assinaturas.

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro oferece tratamentos para a reabilitação de lesão medular, amputação, má-formação, lesões encefálicas, paralisia cerebral e dor incapacitante, por meio de uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos, fonoaudiólogos e médicos fisiatras.

Uma vez instalada, a unidade de Piracicaba atenderia também as cidades de Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Corumbataí, Cordeirópolis, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Ipeúna, Iracemápolis, Itirapina, Laranjal Paulista, Leme, Limeira, Mombuca, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em Piracicaba 75 mil pessoas apresentam alguma deficiência ––número que chega a 350 mil na soma das 27 cidades que constituem o aglomerado que teria acesso ao centro de reabilitação.

Atualmente, a unidade da rede mais próxima localiza-se em Mogi Mirim, a 90 quilômetros de Piracicaba, um dos motivos para a reivindicação pela construção de um centro na cidade. "A pessoa, quando sofre acidente, não pode perder tempo, tem que entrar na reabilitação o quanto antes possível", ponderou André Bandeira.

A construção também proporcionaria menos gastos para as redes de saúde municipais, uma vez que os moradores das 27 cidades passariam a realizar acompanhamento em Piracicaba.

DEZ ANOS - As reivindicações de André Bandeira pela instalação de uma unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro em Piracicaba começaram há 10 anos. A primeira solicitação data de 2009, com o envio da moção de apelo 123 ao então governador José Serra. Com o mesmo teor, o vereador encaminhou a Geraldo Alckmin as moções 90, em 2013, e 67, em 2017. E, no último dia 20, durante a 29ª reunião ordinária, André Bandeira teve aprovada a moção de apelo 85/2019 ao governador João Dória (PSDB).

Além de elaborar as proposituras, o vereador também realizou reuniões com a senadora por São Paulo, Mara Gabrili (PSDB), e a secretária estadual Célia Leão para solicitar apoio para a construção do centro em Piracicaba.

Atualmente, a Rede Lucy Montoro realiza mais de 100 mil atendimentos por mês, com unidades em Campinas, Fernandópolis, Marília, Mogi Mirim, Pariquera-Açu, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e São Paulo (Clínicas, Lapa, Morumbi, Umarizal e Vila Mariana).



Texto:  Larissa Souza
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Saúde André Bandeira

Notícias relacionadas