PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JUNHO DE 2019
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE FEVEREIRO DE 2019

Nancy faz reflexão sobre efeito de políticas públicas na sociedade


"Políticas públicas vêm colocar mais bondade no lugar do ódio, mais solidariedade no lugar da violência, mais desenvolvimento real no lugar da miséria", afirmou.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Nancy ocupou a tribuna durante a reunião ordinária desta quinta-feira






Em meio a tragédias recentes que chocaram o país e a realidades comuns à maior parte das cidades brasileiras, como menores de idade nas ruas e pessoas sob dependência química, a vereadora Nancy Thame (PSDB) fez uma reflexão na tribuna da Câmara, durante a reunião ordinária desta quinta-feira (14), sobre como a vida em sociedade não pode abrir mão de políticas públicas.

A parlamentar indagou o que motiva tragédias e dramas sociais. "Seria por inércia, por responsabilidade nossa ou pelo nosso silêncio? O vereador, o prefeito, o juiz, a Promotoria: são esses só os culpados ou a população como um todo, que elege e faz parte desse sistema?", perguntou.

Para Nancy, a humanidade está sendo tratada "como algo descartável", diante de um sem-número de mortes. "Fala-se tanto de progresso, mas é progresso ou selvageria? Será que estamos vendo só o lado econômico, com o restaurante abaixo da barragem e a sirene que não funciona? Vemos um adolescente nas ruas, como parte da paisagem, e isso passa a ser natural para a gente?", questionou.

"As políticas públicas vêm justamente para promover e dar dignidade à vida das pessoas para que a gente se respeite e coloque mais bondade no lugar do ódio, mais solidariedade no lugar da violência, mais desenvolvimento real no lugar da miséria. Precisamos resistir à intolerância, enxergar no outro algo a complementar em nós, seja quem for", acrescentou.

Valorizar o Poder Legislativo, continuou Nancy, é essencial nesse processo. "A população não se dá conta do quanto este poder é importante. Nesse contexto, cada um de nós que fomos eleitos somos importantes para representar." Para a vereadora, é preciso superar a crença, estimulada pelo presidencialismo, de que o Executivo é "o único lugar importante que comanda as ações".

"Esquecemos de ver que, sem o Legislativo, não há democracia, a qual significa liberdade, possibilidade de escolha, de a população chegar mais perto e ter voz. Essa tem que ser nossa luta no dia a dia na Câmara. Para isso, precisamos de maior independência de pensamento, de ação, visão mais ampla e sistêmica da coisa", comentou.

Nancy concluiu com uma defesa enfática do Poder Legislativo. "É a visão ampla que transforma, é a política pública que insere, é o olhar sem preconceito que introduz a população que mais precisa para as nossas ações", disse, sobre a necessidade de atitudes "ambiciosas" para promover o desenvolvimento sustentável das cidades.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Imagens de TV:  TV Câmara


Tópicos: LegislativoNancy Thame

Notícias relacionadas