PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2019

13 DE MARÇO DE 2019

Escola do Legislativo promove primeira aula de curso de astronomia

Aula desta terça-feira abordou características de fenômenos astronômicos.

Foto: Comunicação (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Foto: Comunicação (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Foto: Comunicação (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução

Aula foi ministrada pelo professor Michel Paschini

A Escola do Legislativo, da Câmara de Vereadores de Piracicaba, promoveu na noite desta terça-feira (12) a primeira aula do curso "Introdução à Astronomia: o céu que vemos ll", ministrada por Michel Paschini. O coordenador da Escola do Legislativo, Fábio Dionísio, fez a apresentação do curso e do professor.

Paschini iniciou a palestra com a explicação do conceito de astronomia, que, como definiu, "é uma ciência que surgiu com o intuito de conhecer o céu".

Ele explicou características que fazem parte da "astronomia popular", a qual pode ser interpretada sem a utilização de dados matemáticos ou físicos.

Paschini falou também sobre as especificidades dos principais fenômenos astronômicos (abrangendo sol, lua, estrelas, nebulosas, galáxias, Via Láctea, cometas e meteoros) e explicou o método utilizado por pesquisadores para realizar a descrição e interpretação de um fenômeno.

A aula abordou, ainda, os movimentos e fenômenos cíclicos da natureza que possibilitaram a criação de mecanismos de contagem de tempo, como o calendário, o relógio e a concepção de estações do ano.

O professor encerrou a aula com a exibição de alguns softwares que tratam do estudo do céu e dos fenômenos astronômicos.

Texto:  Larissa Souza
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918