PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 8 DE JULHO DE 2020
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE MAIO DE 2020

Em meio à pandemia, Pedro Kawai atua com diversidade no mandato


Parlamentar elencou as ativididades que desenvolve no gabinete durante a quarentena, em live, no Instagram do Parlamento Aberto.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereador aderiu às lives em seu perfil no Facebook como forma de manter contato com a população





“Nossos dias tem sido de adaptação e ao mesmo tempo dar sequência na nossa vida e continuar trabalhando”, foi assim que o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, o vereador Pedro Kawai (PSDB) definiu nova rotina parlamentar após decretada a quarentena e o isolamento social, que também afetou o dia-a-dia na Casa. O vereador participou de live, no Instagram do Parlamento Aberto, na tarde desta quarta-feira (27).

De acordo com Kawai, é crucial que se lembre que não só Piracicaba, mas o Brasil todo teve que buscar novas formas de trabalho, ainda mais em um ambiente Legislativo, em que é necessária a assinatura de diversos projetos para o andamento da cidade. “O Município depende da Câmara, além da aprovação de projetos para a construção de PSFs e bases da polícia militar, por exemplo, nessa época de pandemia, é necessária a aprovação de vários recursos que vem do governo federal para o combate ao vírus”, explicou.  

Kawai contou que, no período da manhã, vai à Câmara, porque ainda muitos documentos dependem de sua assinatura como integrante da Mesa Diretora, mas 90% do gabinete trabalha home-office.

Indagado sobre a continuação de suas visitas às obras públicas, o vereador reforçou que continua realizando, porém com mais cuidado e atenção devido às orientações de contágio do vírus. Recentemente, ele visitou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Cristina, inaugurada recentemente, o Terminal do Piracicamirim e a construção de quadra em Tupi.

“As obras continuam e precisam da fiscalização, não só dos engenheiros. A grande preocupação dos vereadores é a gestão pública. Não podemos ficar só no gabinete”, disse.

Ele reforçou que o uso de máscara, álcool em gel e a as mãos lavadas antes e depois tem sido a rotina que tem feito durante as visitas que realiza. “Quando chego em casa a mesma coisa, não entro de sapato dentro de casa e já tem uma troca de roupa disponível para mim e, logo após, já tomo banho. Esses são cuidados necessários que ando tomando”, contou.

Outra ação também realizada envolvendo o Legislativo foi a reunião remota com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), no último dia 19. O encontro, que contou com vereadores de Piracicaba e de Charqueada, além do deputado estadual Roberto Morais (CID), ocorreu para discutir sobre o pedágio que seria colocado no km 180 da Rodovia 308, Hermínio Petrin, que liga Piracicaba a Charqueada.

“A Câmara se mobilizou e marcamos a reunião assim que entrou o isolamento social, então tivemos que esperar um pouco para saber o que seria decidido. Tivemos como resultado uma análise da Artesp que disse que irá rever a instalação. O importante não é a maneira de fazer a reunião, mas o resultado das conversas, independente da ferramenta que iremos usar”, declarou, ao defende que também há peso político nos encontros virtuais.

Como forma de se enquadrar nesses novos aspectos remotos, a Câmara realiza a primeira reunião extraordinária totalmente online nesta quinta-feira (27), às 19h30. De acordo com Kawai, essa era a ideia desde o início da quarentena, porém ainda não tinha sido possível devido à grande demanda de manter os 23 vereadores ao mesmo tempo online.

“Tenho certeza que a questão legislativa vai mudar bastante. Com essa nova época que estamos vivendo, todos vão ter um novo olhar e com isso as relações pessoais vão se fortalecer ainda mais”, destacou.

A reunião terá transmissão pela TV Câmara e tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais), nos cais 4 da Claro/Net, 9 da Vivo Fibra e 60.4 em sinal digital na TV Aberta, na rádio Câmara Web, no Facebook, no Youtube e no site oficial do Legislativo: camarapiracicaba.sp.gov.br. A transmissão pela rádio Educativa 105,9 FM tem início às 20h.

LIVES – Acostumado a ir em reuniões de bairros e a acompanhar demandas, o gabinete do parlamentar também se inovou e implementou lives na página do Facebook, com o intuito de levar interação e debates públicos pertinentes durante o isolamento. As lives ocorrem às 15h. "Como não é possível ir até os locais devido à aglomeração, desenvolvemos essa novidade para nos sentir mais perto da população. É uma maneira tranquila e popular de falar com as pessoas”, disse Kawai.

Sempre envolvido com a Educação (comissão da qual é presidente atualmente envolvendo também Esportes, Ciência, Cultura e Tecnologia), o parlamentar também trouxe para as lives assuntos sobre cuidados com crianças e adolescentes, visto que já foi vice-presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), e, portanto, considera como um dos pilares de seu mandato o cuidado com essas faixas etárias.

Na tarde desta quinta-feira (28), a educadora parental e idealizadora do Instagram Maratona Materna, Raquel Gozetto, falará sobre como a rotina das crianças pode ajudar nesses tempos em casa. “Esse é o momento para fortalecer as famílias e não as distanciar”, disse.

ENTIDADES – Kawai relembrou que esse é um momento difícil para as entidades de Piracicaba que dependem tanto o dinheiro de pessoas físicas e jurídicas. O vereador citou o Fumdeca (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente) que funciona com a destinação de parte do imposto de renda para financiar projetos que são aprovados pelo CMDCA.

“O poder público não consegue trabalhar sozinho, temos várias entidades que ajudam. É importante doar. Todos temos que pagar o imposto de renda, então saber que podemos deixar esse valor no município, iremos saber que podemos ajudar nossas crianças”, alertou.

Kawai citou a realização da Festa das Nações que foi transferida de junho para setembro e que possui um papel forte no atendimento de entidades, mas que também será afetada. “É uma situação delicada, não só a festa, as empresas que destinavam também diminuíram, as pessoas físicas também, pois perderam o emprego e não vão poder mais doar”, disse.

Jantares e ações entre amigos que também ajudavam na arrecadação desses fundos também foram cancelados, o que piora ainda mais as situações das entidades. “Por isso é importante que quem possa continuar ajudando que ajude, isso é crucial”, reconheceu. 

ACESSE O CONTEÚDO!
As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser acessadas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores.

Para receber as informações do programa Parlamento Aberto direto no celular, é possível cadastrar na lista de transmissão do whatsapp neste link.



Texto:  Ana Caroline Lopes
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Vereadores Educação Legislativo Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia Parlamento Aberto Coronavírus Pedro Kawai

Notícias relacionadas