PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 25 DE JUNHO DE 2019
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE MAIO DE 2019

Coronel Adriana destaca atuação de mulheres na Polícia Militar


Dia do Policial Militar Feminino, celebrado no próximo dia 12, foi abordado pela vereadora na tribuna, durante a reunião ordinária desta quinta-feira.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Coronel Adriana ocupou a tribuna durante a reunião ordinária desta quinta-feira






O Dia do Policial Militar Feminino, no próximo domingo (12), ganhou destaque na fala da vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), durante a reunião ordinária desta quinta-feira (9).

Com uma longa trajetória na corporação antes de ser eleita para a Câmara em 2016, a parlamentar exaltou a ascensão das mulheres desde que um decreto de 12 de maio de 1955 criou o primeiro corpo de policiamento feminino no Estado, com 13 mulheres.

A medida, "pioneira também na América Latina", como enfatizou Coronel Adriana, abriu as portas da corporação para a presença feminina, inicialmente com foco assistencial, para a garantia da proteção de mulheres e jovens e a acolhida de migrantes e pessoas carentes.

"As mulheres na Polícia Militar, nesses 64 anos, ampliaram suas missões e passaram a atuar em tudo, desde o radiopatrulhamento até o patrulhamento aéreo. Hoje, mais de 10 mil integram os quadros da PM e competem em condição de igualdade com os homens."

"Isso só foi possível", continuou a vereadora, "devido a uma lei complementar estadual, de 2011, que extingiu os quadros de mulheres e as juntou com os homens em um só, o de oficiais da PM, permitindo à mulher alçar a quadros como o de comandante-geral."

Outro ponto destacado por Coronel Adriana foi o fato de, atualmente, mulheres e homens competirem pelas mesmas vagas nos cursos de formação de soldados e no quadro de coronel da PM. "Não foram conquistas fáceis, mas com competência intelectual e física, demonstrada pelas mulheres em 64 anos", comentou.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Imagens de TV:  TV Câmara


Tópicos: LegislativoAdriana Nunes

Notícias relacionadas