PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE SETEMBRO DE 2015

Via pública no Jardim Piazza Itália é denominada Astrogilda Machado


Proposto pelo vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT), o projeto de lei 115/2015 foi aprovado nesta quinta-feira (3)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


A rua 23 do loteamento Residencial Jardim Piazza Itália, no bairro Novo Horizonte, foi denominada Astrogilda Faria Machado, a partir da iniciativa do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT), que apresentou o projeto de lei 115/2015, aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira (3). 

“Cidadã exemplar, mãe e avó dedicada”, conforme qualifica o vereador na justificativa da propositura, Astrogilda Machado nasceu em Cosmópolis, em 4 de junho de 1905, era filha de Leonia e Osório de Oliveira. Mudou-se a Piracicaba ainda criança, quando foi residir no Bairro Alto. “Não teve muito tempo para estudar, porque tinha que ajudar os pais no sustento”, diz o texto do PL.

Casou-se com Constantino Pulz, com quem teve os filhos Álvaro e Irineu Pulz. Após quatro anos de casada, o marido faleceu. Dois anos depois, Astrogilda conheceu Antonio Faria Machado, com quem casou-se e passou a residir na rua Voluntários, ainda no Bairro Alto. Residiu também na rua 13 de Maio. 

Astrogilda era muito apegada à nora Mercedes, que tinha um filho hemofílico, Álvaro. A nora não trabalhava para cuidar dele. Sempre tinha que ir com ele ao hospital. “Astrogilda foi quem ajudou muito Mercedes, já que não conseguia cuidar dos três filhos, com idades próximas”, lembra o vereador, no texto do PL. “Astrogilda praticamente criou o neto Valtenir para ajudar a nora.” 

Era uma pessoa muito alegre, com coração de ouro e ajudava o próximo. Como o marido era chefe de trem e bilheteiro, a família passou a acompanhá-lo pelas cidades onde trabalhava. A última residência foi em Capivari. Um infarte do miocárdio tirou a vida de Astrogilda em 20 de abril de 1963, aos 58 anos.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo José Paiva

Notícias relacionadas