PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

02 DE SETEMBRO DE 2005

Vereadores visitam represa do sistema Cantareira


Dando prosseguimento aos trabalhos do Fórum Permanente em Defesa do Rio Piracicaba, os vereadores Euclides Buzetto (PT), João Manoel dos Santos (PTB) e Fausto Rocha (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


Dando prosseguimento aos trabalhos do Fórum Permanente em Defesa do Rio Piracicaba,os vereadores Euclides Buzetto (PT), João Manoel dos Santos (PTB) e Fausto Rocha (PT) visitaram a represa Jaguari no município de Vargem, na divisa do Estado de São Paulo com Minas Gerais.

A represa, que capta as águas dos rios Jaguari, Atibaia e Cachoeira, faz parte Sistema Cantareira que abastece cerca de dez milhões de pessoas da região metropolitana de São Paulo.

Desde 1999 sem abrir as comportas da barragem, a represa atualmente conta com cerca de 50% de sua capacidade total.

Segundo o encarregado de operações de barragem, Angelo de Simoni, houve um avanço significativo no aumento nas reservas do banco de águas da represa. Contudo, a liberação do banco é inviável no momento, dado o período de estiagem comum nessa época do ano.

Odair Santos Barbosa, encarregado de conservação hidrológica, apresentou aos vereadores os mapas das três represas que compõem o Cantareira.

A área conta com um grupo técnico de monitoramento hidrológico devido ao compromisso com a qualidade da água de cerca de 60% da região metropolitana da capital, além de diversos municípios do interior do Estado.

O rio Piracicaba é abastecido pelos rios que compõe o sistema e a liberação das águas represadas têm consequências diretas no aumento de sua vazão.

O vereador Euclides Buzetto pretende apresentar as condições atuais da represa aos participantes do próximo Fórum Permanente em defesa do rio Piracicaba, que acontece no dia 31 de agosto.


Henrique Nunes/Rubens Fontão MTb 20.493


Legislativo João Manoel

Notícias relacionadas