PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE FEVEREIRO DE 2007

Vereadores participam de reunião fiscal do PCJ


Os vereadores Francisco Edilson dos Santos, o Chico da Água (PSB) e Euclides Buzetto (PT) estiveram na manhã de hoje (09/02/07), às 10h00 nas dependências do Centro (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


Os vereadores Francisco Edilson dos Santos, o Chico da Água (PSB), primeiro à esquerda, foto 01 e Euclides Buzetto (PT), terceiro à direita, estiveram na manhã de hoje (09/02/07), às 10h00 nas dependências do Centro de Referência em Gestão e Proteção dos Recursos Hídricos, na cidade de Americana quando participaram da 1.ª reunião do ano de 2007, do Conselho Fiscal do Consórcio dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) conforme foto abaixo, sob a presidência de Sebastião Pereira dos Santos, da cidade de Campinas. O Centro de Referência está localizado no bairro Morada do Sol, Avenida São Jerônimo, 3.100.

Representantes dos poderes Executivo e Legislativo de diversas cidades da região que integram o PCJ deliberaram sobre os cinco ítens da pauta da ordem do dia, que também reservou espaço para discussões diversas, como o reforço ao convite de participação da 59.ª Reunião Ordinária PCJ a ser realizada em Itatiba/SP, no Zoaparque ``O mundo dos Animais``, localizado na Rodovia Dom Pedro I, Km 95,5, no dia 14 de fevereiro, às 9h00, onde além da apreciação de contas referentes ao ano de 2006 também acontece a eleição da nova diretoria do PCJ, biênio 2007/8.

Dentre os temas debatidos foi avaliado o teor da ata da reunião anterior; apresentação e aprovação das contas e atividades de 2006, do Consórcio PCJ e da Agência de Água PCJ; apresentação e aprovação do balanço contábil de 2006; informes gerais sobre o processo eleitoral da diretoria da entidade - biênio 2007/2008 e agendamento para a eleição do Conselho Fiscal neste novo período.

Dentre as deliberações os participantes marcaram para o início do mês de abril, sexta-feira, dia 13 a reunião que escolherá a nova composição do Conselho Fiscal. O evento acontece nas novas dependências da Câmara de Vereadores de Campinas, às 9h30.

O vereador Euclides Buzetto garantiu participação no início da reunião ao destacar a autonomia dos municípios que compõem a Bacia do Rio Piracicaba, principalmente a cidade de Piracicaba, na conquista da revisão na outorga do Sistema Cantareira.

Também abordou sobre recente visita que fez à cidade de Indaiatuba para conhecer o projeto de biodiesel que explora a utilização de óleos vegetais, especialmente de cozinha, o que evita a contaminação dos rios. Além de ressaltar a preocupação da Coordenadoria de Entidades Civis de Piracicaba que se volta na defesa ambiental.

O vereador Euclides Buzetto convidou os participantes da reunião a comparecerem na Câmara de Piracicaba, salão nobre Prof. Helly de Campos Melges, na próxima sexta-feira, dia 23 de fevereiro, às 14h00 onde pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (Esalq) e representantes da Empresa Marchiori apresentam o andamento do projeto do biodisel em Piracicaba.

A gerente administrativa do PCJ, Jussara Cordeiro Santos apresentou planilhas, em excel, para demonstrar o balancete referente ao período de janeiro a dezembro de 2006. Discorreu sobre despesas de custeio, garantia de novo prédio para o Centro de Referência. Além de enfatizar outras ações de caráter técnico administrativas.

Já o coordenador Administrativo e Financeiro do PCJ, Sérgio Razera falou da previsão de recursos federais na ordem de R$ 13 milhões e R$ 10 milhões na esfera estadual de montantes destinados na recuperação da bacia do Rio Piracicaba.

Já o coordenador de projetos do PCJ, Dalto Favero Brochi destacou aspectos do relatório de atividades de 2006, onde apresentou um resumo das principais atividades através de programas, com base no Plano de Atuação aprovado pelo Conselho de Consorciados.

Também destacou o programa de educação ambiental como o carro chefe do Consórcio ao envolver mais de 100 mil alunos; do Programa de Gestão de Bacias Hidrográficas como atividade de articulação teórica; do programa que acopla interesses das empresas com ações do PCJ; do monitoramento das águas que possibilita a conferência da qualidade online; do programa de proteção aos mananciais que cuidam do reflorestamento ciliar, que agora ganhará o reforço do trabalho de Alexandre Vilela; do programa de racionalização, combate às perdas e saneamento. Além de outras ações em prol do meio ambiente.

Texto e fotos: Martim Vieira MTB 22.939


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Chico D''Água

Notícias relacionadas