PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE MAIO DE 2006

Vereadores ouvem clamor da população rezendina por assistência médica


Os vereadores Gustavo Ranzani Herrmann (PSB) e Ary Pedroso Júnior (PDT), presidente e vice-presidente da Câmara de Piracicaba, na noite desta quarta-feira, dia 03 d (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Os vereadores Gustavo Ranzani Herrmann (PSB) e Ary Pedroso Júnior (PDT), presidente e vice-presidente da Câmara de Piracicaba, na noite desta quarta-feira, dia 03 de maio, às 20h00 se reuniram na residência do morador Jesuino Juvaneti, rua Dr. Morato 1049, na Vila Rezende, onde mais de 30 moradores da região reclamaram do precário atendimento de saúde dispensado à população, principalmente usuários do Posto de Saúde e Unidade do Pronto Socorro, onde funciona a Centro da Ortopiedia (COT).

Após ampla discussão sobre os problemas que afetam a região, os vereadores Ary Pedroso e Gustavo Herrmann reiteraram a disposição no envio de Requerimento ao Prefeito Barjas Negri (PSDB) para atender as carências da região, que poderá ganhar uma unidade do Programa de Saúde da Família (PSF).

Na reunião também foi avaliado a condição do município acolher abaixo-assinado de moradores inconformados com a demissão da enfermeira-chefe da Unidade Básica de Saúde do Piracicamirim, Guiomar Elisa Pardi.

Guiomar foi demitida na última quinta-feira, dia 30 de abril, após conceder entrevista ao Jornal de Piracicaba sobre problemas na conservação da unidade, que teve uma das cinco salas interditadas em função de rachaduras, que ocasionou o desabamento de reboco.

Guiomar, que também participou da reunião discorreu sobre sua experiência em mais de 14 anos no Japão, onde trabalhou junto ao Consulado. Além da experiência profissional na Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, na área hospitalar.

Guiomar destacou os avanços tecnológicos e humanitários dos nipônicos, onde até para criar um cachorro a pessoa se preocupa se o animal não vai incomodar a vizinhança.

Formada pela USP, Guiomar destaca que sua preocupação era transformar radicalmente o nível de atendimento que o município dispensa à população, principalmente na Unidade do Pronto Socorro do Piracicamirim, que congrega mais de 60 mil pessoas, nas 12 mil famílias inscritas.

Valquíria Muniz, que trabalha com crianças, na área de educação infantil fez a leitura de documento básico em que os moradores da região reclamam por melhorias de atendimento médico.

A verificação é que o Posto de Saúde da Vila Rezende atende 7.800 pessoas por mês, onde a população sofre pelos problemas decorrentes da falta de médico e, do reduzido espaço físico do prédio, localizado no final da Rua Santo Estevão, proximidades da Capela São Luiz.

A preocupação dos moradores também requer a redução de filas no Pronto Socorro e Posto de Saúde; aumento de vagas hospitalares; garantia de médicos essenciais (ginecologista, clínico geral e pediatra); implantação de turno da noite, isto é, que vai além das 16hh00, no Posto de Saúde; criação de clínica infantil de olhos. Além da reativação do Pronto Socorro de Emergência junto à Santa Casa.

Mário Dedini

O vereador Gustavo Herrmann também foi procurado pela moradora do bairro Mário Dedini, Édna Corrêa Vieira que pede a intervenção da Câmara para rever os contratos junto à CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbanístico.

A constatação é que parte das mais de 100 famílias do bairro está sendo penalizada devido à discrepância na cobrança das mensalidades, onde certas pessoas pagam R$ 5,00 ao passo que outras famílias pagam R$ 150,00 de prestação.

Já o senhor Biagio Faloni (92) solicitou dos vereadores a possibilidade de adquirir medicamento genérico junto à rede pública que possa suprir remédio específico para circulação.

Ana Neri Meneghini também aproveitou a visita dos vereadores para solicitar apoio no encaminhamento de problemas de saúde referentes à sua filha de 22 anos.

A moradora Maria Luiza, que também participou da reunião, mas reside no bairro de Santa Terezinha pediu apoio das autoridades para rever os procedimentos de médicos que atuam no Pronto Socorro da Vila Rezende, onde funciona a Central de Ortopedia, COT.

A constatação é que a população pode estar sendo penalizada em função de erros de procedimentos médicos, que não prestam a devida assistência à população.

A moradora Valquíria também questionou sobre o que os médicos classificam de casos graves, uma vez que idosos com 85 anos e, sofrendo do coração, além de crianças com homorragias não foram considerados como casos graves por médicos de plantão no Posto de Saúde.

O vereador Gustavo Herrmann destacou o trabalho dos parlamentares em ouvir a população e acionamento da Prefeitura.

Já o vereador Ary Pedroso também ressaltou a importância da população ficar atenta sobre as promessas de campanhas.

Ary Pedroso também considerou o problema da população frente ao atendimento na rede pública.

A verificação é que 50% do tratamento se deve ao atendimento médico.

Martim Vieira MTB 21.939
Foto: Fabrice Desmonts MTB 22.946


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Gustavo Herrmann

Notícias relacionadas