PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE NOVEMBRO DE 2009

Vereadores discutem política ambiental


O secretário municipal de Meio Ambiente de Piracicaba, Rogério Vidal, acompanhado por técnicos da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente - Sedema, na manhã (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


O secretário municipal de Meio Ambiente de Piracicaba, Rogério Vidal, acompanhado por técnicos da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente - Sedema, na manhã de hoje (25), às 9h00 esteve na Câmara de Vereadores, em conversa com o presidente da Mesa Diretora, José Aparecido Longatto (PSDB), em reunião que também contou com a presença do segundo secretário da Câmara, Carlos Alberto Cavalcante (PPS) e o vereador Walter Ferreira da Silva, o Pira (PPS), além da representação do gabinete do vereador Marcos Antonio de Oliveira (PMDB), para discutir a política de preservação ambiental da cidade, que passa por disciplinamento de corte de árvores, limpeza de terrenos e, a tentativa de envolver a população em programas de educação que resguarde o meio ambiente para as futuras gerações.


O presidente da Câmara, José Aparecido Longatto destacou a importãncia de Piracicaba rever legislações que possam garantir a livre circulação da população nas calçadas, uma vez que em muitos locais torna-se impossível caminhar por estes locais devido aos estragos provocados por raízes de árvores inadequadas, plantadados ao longo de vias públicas. Já o vereador Walter Ferreira da Silva, defendeu a continuidade de legislações, a exemplo de lei que permite a Prefeitura obrigar o corte de mato em terrenos particulares. O vereador Carlos Cavalcante também reiterou a disposição de programas municipais como a colocação de caçambas em pontos estratégicos para garantir a limpeza de bairros e, projetos que envolvam a população no despertar da conscientização sobre preservação ambiental.

O secretário municipal Rogério Vidal apresentou relatório sobre os encaminhamentos de vereadores em respostas ao atendimento de solicitações da população. E, finalizou suas considerações reportando-se à cidade de Maringá, no Estado do Paraná, como modelo de preservação ambiental em que os municípios brasileiros deveriam se espelhar. Utilizando os recursos do "Google", Vidal mostrou o verdadeiro "pulmão verde", da cidade, representado por uma vasta vegetação, de árvores de grande porte, que também podem ser conferidas na zona periférica da cidade paranaense.

Rogério Vidal, juntamente com os técnicos da Sedema defendeu um novo projeto de arborização para Piracicaba, que possa contemplar o plantio de árvores de grande porte, em consonância com o que prega as melhores instituições acadêmicas voltadas ao meio ambiente. Também discorreu sobre os equívocos de plantio da arborização em Piracicaba, decorrentes da própria colonização, sendo que nas calçadas as árvroes são disputadas por poste de energia elética, redes de água e esgoto e as garagens.


Martim Vieira Mtb 21.939


Fotos: Haroldo Faria



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Infraestrutura Urbana José Longatto

Notícias relacionadas