PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE JUNHO DE 2019

Vereadores acompanham lançamento de campanha por trânsito seguro


“Você Já Sabe” é o tema da nova edição da ação para conscientização de motoristas, desenvolvida pela Semuttran



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


Parte da iniciativa Sinal Aberto Pra Vida, desenvolvida pela Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), foi lançado nesta quinta-feira (6) o tema “Você Já Sabe”, com o intuito de desenvolver ações para conscientização de motoristas por um trânsito mais seguro na cidade. A proposta é continuar o trabalho, iniciado no ano passado, com a campanha “A Culpa É Sua”, realizada pela empresa Via Ágil, responsável pelo transporte público em Piracicaba.

O evento, ocorrido no auditório do Museu da Água, contou com o prefeito Barjas Negri, o presidente da Câmara, Gilmar Rotta (MDB), assim como o vice-presidente, Pedro Kawai (PSDB), o secretário Jorge Akira (Semuttran), e os vereadores André Bandeira (PSDB), Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB), e Isac Souza (PTB). 

A campanha foi apresentada na Câmara, semana passada, quando o jornalista Fernando Galvão ocupou a tribuna popular, assim como Akira, que apresentou os dados sobre a diminuição de alguns tipos de acidentes na cidade.

Conforme dados divulgados no evento, com base no Infosiga-SP, 94% dos acidentes de trânsito poderiam ser evitados, já que são causados pela negligência humana. 

Jorge Akira lembrou que, em 2018, das 22 mortes nas vias municipais de Piracicaba, 16 foram de motociclistas (73% das vítimas), bem acima do panorama nacional, no qual as mortes causadas por acidentes de motos chegam a 36,3%. 

Ainda de acordo com as informações divulgadas no lançamento da campanha, bebida e direção continuam sendo um dos grandes problemas da violência no trânsito. “Isso é um grave problema e a Semuttran vai continuar trabalhando esse tema para que possamos diminuir esse quadro tão adverso”, disse Akira.

O ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) indica que, em 2018, foram gastos mais de R$ 28 bilhões em indenizações e tratamentos com acidentados somente no Estado de São Paulo, o que representa 1,23% do PIB paulista.

A campanha consista na distribuição de faixas, banner, cartazes, além de veiculação de spots em rádios, vídeos para programas de TV e alguns ônibus adesivados, assim como de 40 pontos de ônibus na cidade, que é a novidade da campanha neste ano. 

Foi definido, ainda, um calendário de blitz e ações educativas na cidade, como nesta sexta-feira (7), às 11hm, no Shopping Piracicaba, onde haverá um simulador de embriaguez denominado de Rodovírtua. No dia 11, às 17h, acontece Blitz Educativa na rotatória do Centro Cívico (avenida Dr. Paulo de Moraes).



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Trânsito e Transportes André Bandeira Gilmar Rotta Pedro Kawai Isac Souza Osvaldo Schiavolin

Notícias relacionadas