PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE JULHO DE 2014

Vereadores acompanham anúncio de obra que recuperará a av. Centenário


Será substituído o asfalto em toda a extensão, pondo fim a trincas, buracos e afundamentos; rua Edu Chaves e as vias que a ligam à avenida Centenário serão recapeadas.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Suelen Faria (1 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Suelen Faria (2 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Suelen Faria (3 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Suelen Faria (4 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Suelen Faria (5 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Suelen Faria (6 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Suelen Faria (7 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Suelen Faria Salvar imagem em alta resolução


Vereadores da base de apoio do Executivo na Câmara acompanharam o anúncio, na tarde desta quinta-feira (24), de uma das maiores obras viárias da gestão Gabriel Ferrato (PSDB) em um ano e meio de governo: a recuperação estrutural de toda a avenida Centenário, uma das mais importantes rotas urbanas de Piracicaba. A obra está orçada em R$ 3 milhões e entrará em breve em processo de licitação, devendo estar pronta em até um ano.

O prazo mais estendido é proposital, já que o planejamento leva em consideração o período de chuvas que tradicionalmente marca os meses finais e iniciais de cada ano e as dificuldades que haverá em conciliar o trabalho das máquinas com o denso fluxo de veículos no trecho. Por isso, a obra será executada em meia pista, por partes, evitando os horários de maior fluxo ––agentes da Semuttran devem atuar no local para orientar os motoristas.

A intervenção deve pôr fim a trincas, buracos e afundamentos que a avenida Centenário hoje apresenta. Será feita a recuperação estrutural de toda a extensão da via, nas duas pistas entre as avenidas Carlos Botelho e Torquato da Silva Leitão e ainda o trecho até a entrada da ponte próxima ao Shopping Piracicaba. O investimento prevê, ainda, o recapeamento da rua Edu Chaves, que é paralela à avenida Centenário, e das ruas ligam essas duas vias.

Líder do governo na Câmara, o vereador José Aparecido Longatto (PSDB) ressaltou que a recuperação total da avenida Centenário foi um compromisso assumido por Gabriel Ferrato na campanha eleitoral de 2012 e que agora será cumprido, como parte de seu programa de governo. "Esta será uma obra que durará por muito tempo", afirmou Longatto, sobre o fato de que a intervenção estrutural na via eliminará a necessidade de seguidos recapeamentos.

O secretário municipal de Obras, Arthur Ribeiro Neto, disse que, na fase de estudos para a formulação do projeto para a recuperação da avenida, foi detectado que alguns trechos possuíam camada asfáltica com 20 centímetros de espessura, quando o normal, em outras vias, é a metade disso, o que mostra que os repetidos recapeamentos já não mais surtiam efeito ante os problemas estruturais da avenida Centenário.

Arthur também comentou que a ideia inicial era começar a obra já em 2013, no primeiro ano da atual gestão, mas foi adiada em razão do embargo das obras do novo anel viário ––os dois investimentos estão inter-relacionados, já que, quando for liberado ao tráfego, o anel viário deve retirar boa parte dos 15 mil a 20 mil veículos que usam a avenida diariamente.

A obra de recuperação estrutural da avenida Centenário inclui não somente a troca de toda a pavimentação, o tratamento dos pontos com fundamento e a substituição do revestimento fatigado e com trincas por nova camada de asfalto, como também prevê reforço na iluminação pública ao longo da via, a troca de todas as guias, novo paisagismo nas calçadas e o plantio de nova grama nos canteiros centrais.

Além disso, os dispositivos de drenagem serão reconstruídos e reformados: em alguns trechos, a tubulação será substituída para melhorar o escoamento de água na via, evitando a deformação da pista nos próximos anos.

O anúncio da obra foi acompanhado por Longatto e pelos vereadores Carlos Alberto Cavalcante (PPS), Gilmar Rotta (PMDB), Luiz Arruda (PV), Madalena (PSDB), Pedro Cruz (PSDB) e Pedro Kawai (PSDB).



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Infraestrutura Urbana José Longatto

Notícias relacionadas