PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE ABRIL DE 2011

Vereador solicita inclusão de cirurgia refrativa na rede estadual de saúde


A cirurgia refrativa, realizada para corrigir distúrbios oculares, motivou o vereador Carlos Alberto Cavalcante, o Carlinhos (PPS), a pedir ao deputado estadual Rob (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 Salvar imagem em alta resolução


A miopia (dificuldade para enxergar de longe), hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto) e astigmatismo (visão distorcida tanto para longe, quanto para perto) são os distúrbios mais comuns da visão, que afetam grande parte da população brasileira e são causados por falhas na refração de córneas (problemas com o foco). A cirurgia refrativa, realizada para corrigir esses distúrbios oculares, motivou o vereador Carlos Alberto Cavalcante, o Carlinhos (PPS), a pedir ao deputado estadual Roberto Morais (PPS) que intervenha ao Governo do Estado de São Paulo para a inclusão de tal procedimento na rede estadual de saúde, para o benefício de quem necessita de melhorias na visão. A solicitação está na moção de apelo 51/2011, que foi aprovada na Reunião Ordinária desta segunda-feira (18).

O vereador considerou que, atualmente, o procedimento cirúrgico é mais seguro e que, esses distúrbios adquiridos quando criança podem progredir na idade adulta. Carlinhos ressaltou ainda que, se a cirurgia refrativa for implantada na rede estadual de saúde, a população afetada pela miopia, hipermetropia e astigmatismo terá uma melhora na qualidade de vida. O uso de óculos e lentes de contato diminuiria, a prática de esportes e o lazer nas piscinas seriam realizados com mais liberdade por quem se beneficiou com esse método cirúrgico.

Carlinhos solicitou que, cópias da moção de apelo fossem enviadas ao Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; ao Secretário do Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri e ao Prefeito Municipal de Piracicaba, Barjas Negri. 

Técnicas cirúrgicas para correção de distúrbios oculares:

LASIK - O Laser é aplicado nas camadas intermediárias da córnea, sendo a camada superficial preservada na forma de uma lentícula que será recolocada imediatamente após a aplicação. Em geral, não há necessidade do uso de lente de contato terapêutica no pós-operatório como no PRK.
O tempo de aplicação é inferior a 2 minutos por olho, corrigindo até 14 graus de miopia, até 6 graus de hipermetropia e até 7 graus de astigmatismo. A cirurgia é realizada, geralmente, nos dois olhos ao mesmo tempo.
O paciente vai para casa imediatamente após o procedimento, usando apenas óculos escuros ou protetores de plástico transparente.

PRK - É uma abreviação de Photorefractive Keratectomy, que é o mesmo que Ceratectomia-Fotorefrativa. Atualmente, é utilizada para corrigir pequenos graus de miopia ou astigmatismo. Nesta técnica, o cirurgião programa o Laser para vaporizar camadas superficiais de tecido corneano.
Com a mudança da curvatura da córnea, os problemas de foco são reduzidos ou eliminados. O tempo de cicatrização é de aproximadamente 3 a 4 dias.

PTK - É uma técnica de Fotoablação Terapêutica com Laser indicada em leucomas superficiais (manchas brancas na córnea) e imperfeições de superfície. A cirurgia é feita com anestesia tópica e tem duração máxima de 5 minutos. Após o ato cirúrgico, não há necessidade de curativos, embora seja necessário o uso de lentes de contato terapêuticas.

• Quem pode fazer a cirurgia refrativa

A cirurgia é indicada para pessoas a partir dos 18 anos, quando é esperada a estabilização do grau. Após os 40 anos, somam-se ao grau de longe e de perto (presbiopia ou vista cansada), devendo-se considerar nesse caso, a possibilidade do uso de óculos para leitura. Pode-se, ainda, fazer cirurgia em báscula (um olho para longe e outro para perto), o que possibilita menor dependência de qualquer tipo de correção.
Na avaliação pré-operatória, além da consulta oftalmológica normal, serão realizados alguns exames complementares mais específicos para afastar
a possibilidade de haver alterações ou degenerações oculares que contra-indiquem a cirurgia.

• Contra-indicações

Algumas pessoas não podem se submeter à cirurgia, caso apresentem:
* Doenças oculares infecciosas em atividade (conjuntivite, blefarite, ceratite, úlcera de córnea, etc).
* Ceratocone, que é uma deformidade da córnea de origem, geralmente, familiar. No caso dessa patologia, é indicado o uso de lentes de contato, cirurgia de Corneal Ring (anel corneano) ou mesmo o transplante de córnea.
 

Texto: Alinne Schmidt
Foto: Gustavo Annunciato - Mtb: 58.557



Texto:  Comunicação


Saúde Carlos Cavalcante

Notícias relacionadas