PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

23 DE MARÇO DE 2007

Vereador destaca apoio governamental contra a queima da cana


O vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP) ocupou a Tribuna da Câmara, na reunião ordinária de ontem (22) para destacar o apoio que o governador do Esta (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP) ocupou a Tribuna da Câmara, na reunião ordinária de ontem (22) para destacar o apoio que o governador do Estado de São Paulo, José Serra deu em favor do fim da prática da queima da palha da cana-de-açúcar, por ocasião de recente visita a Piracicaba.

Capitão Gomes também comentou sobre o fato do governador José Serra ter na sua equipe de governo o engenheiro Agrônomo, Francisco Graziano - secretário de Meio Ambiente que também é radicalmente contra as queimadas.

Em tom de alerta, o vereador Gomes lembrou das discussões de projeto de sua autoria, no ano de 2005 que foi rejeitado em plenário. Também considerou a condição do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo ter desconsiderado o Código do Meio Ambiente da cidade de Ribeirão Preto, onde os desembargadores, por 13 a 12, com um voto de diferença votaram pela inconstitucionalidade da lei sobre a proibição da queima.

GRATIFICAÇÃO

O vereador Capitão Gomes também aproveitou suas explanações da Tribuna da Camara para registrar a satisfação com que recebeu a notícia de que na cidade de Limeira, o Tribunal de Justiça acatou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade sobre lei municipal proibindo a queimada da palha da cana. "Tenho o dedo nisso", comentou o parlamentar ao informar que enviou a tese do médico piracicabano Dr. Eduardo Cansado, bem como outras documentações aos desembargadores que atestam os malefícios da prática da queima ao ser humano.

O vereador Gomes também comentou sobre a disposição de magistrados como o promotor público de Ribeirão Preto, Marcelo Pedroso Aguiar e, Dr. Fábio Salem, em Piracicaba, nas ações em prol do meio ambiente.

Capitão Gomes anunciou reunião com promotores do meio ambiente, representante de usinas e Câmara de Vereadores na avaliação de mapas para resguardar o perímetro urbano das queimadas. A sugestão é que sejam utilizados recursos de satélites, que passam três vezes ao dia em cima de Piracicaba para identificação dos pontos de queimadas.

O vereador Capitão Gomes encerrou suas considerações da Tribuna da Câmara lembrando que a preservação é um direito da população. Também comentou sobre uma frase do Frei Leonardo Bof, onde o religioso alerta para o risco de vivermos num mar de cana.

Gomes também defendeu parceria com a Esalq, onde Piracicaba poderá ganhar incremento de sua política agrícola.

DENOMINAÇÃO

Na reunião ordinária, o vereador Capitão Gomes também assegurou aprovação, em primeira discussão de Projeto de Lei 04/07, de sua autoria, que denomina de "João Lopes Fernandes Filho", Cidadão Prestante, a Rua  "L"  do Loteamento Terra Rica III, neste Município.
 
A justificativa é que o homenageado, natural de Mineiros do Tietê - SP, veio para nossa cidade em 1955, destacando-se no ramo de auto escola e despachante, sendo um dos fundadores da Auto Escola e Despachante Relâmpago.

João Lopes Fernandes Filho, chamado carinhosamente pelos amigos de João Magro, também realizou inúmeros trabalhos voluntários, contribuindo com diversas entidades beneficentes de nossa cidade.

MARTIM VIEIRA MTB 21.946
FOTO: FABRICE DESMONTS MTB 22.946



Texto:  Comunicação


Legislativo Carlos Gomes da Silva

Notícias relacionadas