PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

23 DE FEVEREIRO DE 2007

Vereador defende projeto ambiental, e sugere nova central ao Big Brother


O vereador Euclides Buzetto (PT) ao discursar na reunião ordinária de ontem (22) ressaltou a importância do projeto do biodiesel na reutilização de óleos de origem (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


O vereador Euclides Buzetto (PT) ao discursar na reunião ordinária de ontem (22) ressaltou a importância do projeto do biodiesel na reutilização de óleos de origem animal e vegetal, bem como discorreu sobre a necessidade do município rever o local onde está instalado o sistema de câmeras de vídeo que monitora o centro da cidade, o chamado Big Brother.

O vereador Euclides Buzetto destacou a realização da 34.ª reunião mensal do Fórum Permanente em Defesa da Bacia do Rio Piracicaba, que acontece a partir de 14h00, na tarde de hoje (23), na Câmara.

No encontro serão tratados temas como a primeira usina do biocombustível em Piracicaba –– que pertence ao Grupo Marchiori, em funcionamento no bairro de Tanquinho, com produção de 1.000 litros do combustível por dia.

Os palestrantes são Weber Amaral, coordenador do Pólo Nacional de Biocombustíveis, sediado na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz); Antônio Martin, presidente do Grupo Marchiori e Luiz Eduardo Franco Barbosa, diretor do departamento de Energia do mesmo grupo.

O vereador Euclides Buzetto ressalta que durante a reunião, será apresentado o Projeto de Lei de sua autoria que dispõe sobre a instituição de um programa municipal para a coleta e destinação de gorduras e óleos vegetais utilizados ou não, que podem ser aproveitados na produção do biodiesel.

A observação é que anualmente no Brasil são produzidos mais de 3 bilhões de litros de óleo, sendo que 30% deste montante é descartado em esgotos, ralos e pias poluindo os rios. Ambientalistas denunciam que cada litro de óleo de cozinha contamina 1 milhão de litros de água.

Sobre o problema da segurança em Piracicaba o vereador Eulides Buzetto classifica de pouca inteligência a colocação de uma central em local amplamente divulgado, sob o temor de que a população passe a evitar a Biblioteca Municipal, onde está instalado o sistema Big Brother.

O sistema Big Brother já opera na cidade com 31 câmeras, 14 na área central, cinco nos terminais de ônibus e 12 nos corredores comerciais; mais dez serão instaladas.

O projeto Big Brother, de monitoramento eletrônico da cidade, foi inaugurado na manhã da última sexta-feira (16) com a proposta de ser ampliado, ou melhor, dobrado.

Ainda neste ano, serão instaladas mais dez câmeras, com custo total de R$ 250 mil, e, até o final de 2008, outras 20, com investimento de mais R$ 500 mil.

O anúncio foi feito pelo prefeito Barjas Negri (PSDB), que ainda abrirá outras duas licitações para complementar as 31 câmeras que hoje vigiam o município –– 14 na área central, cinco nos terminais de ônibus e 12 nos corredores comerciais.

Segundo o prefeito, ainda há recursos do orçamento fechado no ano passado que permitem a implantação de mais dez câmeras de vigilância em 2007.

A intenção, conforme Barjas, é que o sistema esteja implementado até agosto. ``Já pedi para ser feito um mapeamento com os 30 novos pontos, que incluirão corredores comerciais e grandes entroncamentos. Certeza até agora é a instalação de uma câmera no Terminal de Integração do bairro São Jorge, que será inaugurado no final do ano``, afirmou o prefeito, em matéria divulgada pelo Jornal de Piracicaba, edição do dia 17 de fevereiro.

O sistema de monitoramento eletrônico foi analisado pelos comandantes das forças policiais do município, que participaram da inauguração em frente à Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto –– onde ficará a Central de Monitoramento Eletrônico ––, como importante ferramenta para coibir crimes e auxiliar a polícia na identificação de criminosos.

A expectativa é que os delitos sejam reduzidos em 40%.

``Sabemos que onde foram colocados câmeras, foi possível inibir ocorrências e facilitar a identificação do criminoso para ele ser punido``, disse o diretor do Deinter-9 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), delegado Kleber Altale.

Para o comandante do CPI-9 (Comando de Polícia do Interior), coronel Ademir Aparecido Ramos, é importante que continue existindo a integração dos órgãos de segurança. ``Com essas câmeras e o trabalho integrado, poderemos melhorar a segurança de Piracicaba num curto espaço de tempo``, declarou.

O comandante da Guarda Civil, capitão Silas Romualdo, disse que todo esse trabalho visa a trazer tranqüilidade à população.

Martim Vieira MTb 21.939
Foto: Rogério Oliveira


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Euclides Buzetto

Notícias relacionadas