PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE FEVEREIRO DE 2007

Vereador defende plano de ação para conter proliferação de caramujos africanos


O vereador Francisco Edilson dos Santos, o Chico da Água (PSB) alerta o Executivo sobre o risco de saúde pública que Piracicaba poderá enfrentar com a proliferação (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O vereador Francisco Edilson dos Santos, o Chico da Água (PSB) alerta o Executivo sobre o risco de saúde pública que Piracicaba poderá enfrentar com a proliferação de caramujos africanos.

Em requerimento de sua autoria, aprovado na reunião ordinária da última segunda-feira, dia 05 de fevereiro, o parlamentar requer do chefe do Executivo, o prefeito municipal Barjas Negri (PSDB) informações sobre o problema.

A constatação é que desde o ano de 2003 os vereadores desta Casa de Leis manifestam, através de requerimentos e indicações a preocupação sobre a infestação por caramujos africanos na cidade.

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Piracicaba já registrou 14 ocorrências de caramujos africanos gigantes em Piracicaba nas duas primeiras semanas de 2007, maior parte na macrorregião central. Em 2006, foram 116 ocorrências, concentradas principalmente entre janeiro e abril.

Francisco Edilson reconhece o empenho do Centro de Controle de Zoonoses - CCZ em combater esses caramujos.

Folheto distribuído pelo CCZ vem alertando a população piracicabana sobre os riscos à saúde trazidos pelo caramujo africano gigante.

O CCZ também está registrando as reclamações e visita a residências com o objetivo de ensinar os proprietários a eliminar os caramujos. O Centro ainda dá palestras para comunidades com o intuíto de conscientizar a população.

Chico da Água informa que vêm recebendo constantemente a reclamação de moradores de bairros piracicabanos que apontam a grave problemática causada pela infestação de caramujos africanos gigantes.

``O Executivo, em resposta a nossa Indicação nº 343/06 à Secretaria Municipal de Saúde informou que a SUCEN é o órgão estadual que tem pesquisado sobre esta espécie. A verificação ´´é que não temos recebido orientações mais atualizadas para o combate dos caramujos``, disse.

Também se considera que o IBAMA - Ministério do Meio Ambiente está oferendo às Prefeituras Municipais, que se interessarem em implantar, o Plano de Ação para Controle e Monitoramento do Caramujo-gigante Africano (Achatina fulica).

O Plano de Ação pode ser requerido por dois caminhos:

Com o corpo técnico do IBAMA / SP

Os técnicos darão orientação e suporte para a comissão municipal na realização das etapas do Pacote Técnico. A Prefeitura custeará as despesas (locomoção, hospedagem e alimentação) de 02 técnicos do Núcleo de Educação Ambiental com o objetivo de realizar a capacitação para os multiplicadores e de 01 técnico da Assessoria de Comunicação para realizar o treinamento (workshop) com a imprensa. A unidade do IBAMA mais próxima deverá participar efetivamente do processo como membro da comissão municipal.

Sem os técnicos do IBAMA / SP

A Prefeitura deverá solicitar formalmente o Pacote Técnico e enviar um CD virgem para obter, na íntegra, as instruções e as artes oficiais do material de divulgação do Plano de Ação.

Nesse caso a Prefeitura realizará todas as etapas do plano (capacitação, workshop com a imprensa, etc.) sem a participação dos técnicos do IBAMA / SP.

Mesmo assim, a unidade do IBAMA mais próxima deverá participar efetivamente do processo como membro da comissão municipal. (fonte IBAMA).

Diante do exposto, o vereador Francisco Edilson requer, nos termos regimentais, que o Executivo, através do órgão competente, responda às seguintes indagações:

1) Alguma medida prática de maior divulgação da gravidade da situação será implementada pela Administração Municipal visando a conscientização da população envolvida diretamente com o problema, bem como da população em geral?

2) Com os trabalhos que estão sendo realizados atualmente pelo CCZ, está havendo uma diminuição do número de casos de caramujos africanos? Além dos 14 casos que foram apurados, houveram outros? Quais os bairros que foram encontrados?

3) O Poder Público têm conhecimento do Plano de Ação para Controle e Monitoramento do Caramujo-gigante Africano (Achatina fulica) oferecido pelo IBAMA? Em caso positivo, o que acharam desse plano? Em caso negativo, tem interesse em conhecer?
4) Qual a orientação dada pela SUCEN para o combate dos caramujos africanos?

5) A Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem notificado os proprietários cujos terrenos estão infestados por caramujos africanos? Têm sido cumpridas as notificações?

6) Tem sido realizado algum trabalho de orientação nas escolas do Município?

7) Outras informações oportunas, conclui o parlamentar.

Martim Vieira MTb 22.939
Foto: Fabrice Desmonts MTb 22.946


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Saúde Chico D''Água

Notícias relacionadas