PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

05 DE SETEMBRO DE 2007

Vereador defende colocação de semáforo e botoeira nas proximidades do HFC


O vereador Francisco Edilson dos Santos, o Chico da Água (PSB) elaborou requerimento ao Executivo para novas informações sobre colocação de semáforo com botoeira pa (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


O vereador Francisco Edilson dos Santos, o Chico da Água (PSB) elaborou requerimento ao Executivo para novas informações sobre colocação de semáforo com botoeira para pedestres, bem como rampa nos passeios públicos, nas proximidades do Hospital dos Fornecedores de Cana - HFC, na Vila Rezende.

O vereador Francisco Edilson esclarece que no mês de abril esteve com alguns comerciantes, moradores residentes nas  proximidades e visitantes do Hospital dos Fornecedores de Cana, que sugeriram a instalação de semáforo com botoeira para pedestres no cruzamento dessas avenidas devido ao intenso tráfego de veículos.

Além disso, os moradores apontaram a necessidade de refazer a sinalização de solo, principalmente a faixa para travessia de pedestres, e a construção de rampa nas calçadas para cadeirantes, idosos e pessoas com movimentação reduzida.

Chico da Água informa que a reclamação dos moradores já foi objeto de outro  Requerimento (262/07), no qual foi indagado sobre informações da viabilidade e a instalação de semáforo com botoeira para pedestres no cruzamento das avenidas citadas. 

Em resposta, a Secretaria de Trânsito e Transportes, no dia 22 de maio, assim se manifestou: "1) Talvez, dependendo do fluxo de pedestres - e se o mesmo for constante durante o período de horário comercial e isso não comprometa outros fatores intervenientes do trânsito; 3) Depende de estudos."

"Quando questionamos se existe planejamento para construção de rampas nos passeios públicos que dão acesso ao hospital, assim respondeu": O IPPLAP está coordenando essa área de acesso às pessoas com necessidades especiais.

"Lembramos que a Lei Complementar nº 197/07, dispõe sobre normas municipais de acessibilidade, apoio, proteção e assistência à pessoa com deficiência e dá outras providências, assim se expressa em seu art. 8º: As calçadas e os canteiros centrais das vias públicas deverão ser dotados de rebaixamento nas esquinas e nos pontos de travessia de pedestres, de forma a facilitar o acesso aos portadores de deficiência conforme disposto nas normas técnicas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT NBR 9050."

"Não podemos de esquecer que, entre todas as solicitações da comunidade, somente a sinalização de solo, que se apresentava desgastada, foi refeita".

"Ao levarmos cópia do requerimento nº 262/07, bem como a resposta do Poder Público, àqueles que fizeram a solicitação, houve descontentamento e surgiram novas indagações que aqui apresentamos", disse.

Diante do exposto, o vereador Francisco Edilson requer, nos termos regimentais, que se oficie ao Chefe do Executivo, o prefeito Barjas Negri (PSDB) para que, através do órgão competente, responda a esta Casa de Leis, às seguintes indagações:

01 - Passados quatro meses após a solicitação desse Vereador, foi realizado algum estudo no local? O que foi concluído?

02 - Já se sabe a quantidade de pedestres que por lá transita e se o fluxo é constante durante o período de horário comercial? Em vista disso, o local merece a instalação do semáforo com botoeira para pedestres?

03 - Já se sabe se a instalação de semáforo com botoeira irá comprometer outros fatores intervenientes do trânsito?

04 - Qual a posição do IPPLAP quanto a construção de rampa nas calçadas próximas ao Hospital para cadeirantes, idosos e pessoas de movimentação reduzida? Há prazo para o atendimento de tal solicitação?

05 - Outras informações oportunas.


MARTIM VIEIRA MTB 21.939
FOTO: DIVULGAÇÃO



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Chico D''Água

Notícias relacionadas