PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

23 DE FEVEREIRO DE 2007

Vereador critica fechamento de creches


Conforme matéria da jornalista Luciana Carnevale, divulgada pelo Jornal A Gazeta de Piracicaba, edição do último dia 22, o vereador Fausto Rocha (PT), na reunião or (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


Conforme matéria da jornalista Luciana Carnevale, divulgada pelo Jornal A Gazeta de Piracicaba, edição do último dia 22, o vereador Fausto Rocha (PT), na reunião ordinária de ontem (22) ocupou a Tribuna da Câmara para criticar o fechamento de creches durante o período do Carnaval, o que gerou a insatisfação de mães trabalhadoras.

Na matéria a jornalista destaca que o vereador Fausto Rocha, na condição de Professor e um dos principais líderes da bancada de oposição ao prefeito Barjas Negri (PSDB) ocuparia a Tribuna da Câmara, durante a reunião ordinária para lamentar e criticar o fechamento das creches municipais de segunda-feira (19) até ontem (21), Quarta-Feira de Cinzas.

As unidades, que funcionariam em sistema de plantão, conforme afirmou Barjas à Gazeta, na última sexta-feira, voltariam ao normal somente no dia 22.

O petista foi eloqüente em seu discurso. O fechamento das unidades de ensino mantidas pela administração foi abordado com exclusividade pela Gazeta na edição do último domingo (18) e repercutiu muito entre as mães, servidoras públicas ou não, que trabalharam no carnaval e não tiveram com quem deixar seus filhos. Outros setores da Prefeitura, entretanto, funcionaram normalmente.

Rocha lembrou que, ao extinguir os pontos facultativos no serviço público local, há dois anos, o Executivo argumentou, à época, que o fim das esticadinhas visava justamente ao benefício das donas de casa, que deixam as crianças aos cuidados de monitores e pedagogos, nas creches, e também das pessoas em geral que se utilizam dos postos de saúde.

A Prefeitura explica que o fechamento aconteceu em decorrência da troca de datas com o feriado de 7 de Setembro, mas o vereador não se convence dos argumentos.

``Não há como haver troca com um feriado constituído, nacional. Realizar plantões em algumas creches, por exemplo, é outra idéia que não funciona. Mães que residem em outros bairros da cidade podem reclamar, com razão, porque nas imediações de suas casas não houve plantões. Os conflitos acabariam sendo inevitáveis``, alfineta.

O próprio parlamentar afirma que recebeu vários telefonemas de mulheres protestando contra o não-funcionamento das creches nos últimos dias. ``Para não deixar os filhos sozinhos ou sem cuidados adequados, muitas mães tiveram de abonar o trabalho, no serviço público, e não compareceram para o expediente. Sem contar as pessoas que trabalham em casas de família e em empresas``, disse.

Por lei, cada funcionário municipal tem direito a nove abonos por ano.

Segundo Fausto Rocha, deixar de trabalhar não foi a opção considerada mais adequada pelas servidoras, mas algumas, de acordo com o vereador, não tiveram outra alternativa.

Na opinião do vereador, que deve se reunir com Barjas nos próximos dias para definir a situação dos serviços de mototáxi e moto-entrega em Piracicaba, a Prefeitura precisa decidir pela abertura parcial ou total das unidades municipais.

``Em vésperas de feriados ou em outras datas especiais, ou há o funcionamento geral ou o fechamento de creches, postos de saúde e pronto-socorros``, observou.

O vereador Fausto Rocha também criticou a falta de material didático e local inadequado para aulas. Ele defendeu a retomada de uma educação transformadora que foi implantada em administrações anteriores onde o município apostava em propostas interativas de educação, como a realização de festivais de teatro e outras ações educacionais.

O vereador Fausto Rocha também criticou a forma arcaica, onde parece que o município está na idade da pedra ao utilizar mimeógrafos e outros aparatos educacionais que não condizem com o avanço tecnológico.

Martim Vieira MTb 21.939
Foto: Rogério Oliveira


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Câmara Legislativo

Notícias relacionadas