PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE FEVEREIRO DE 2009

Vereador alerta para praga que ameaça saúde pública


Várias regiões de Piracicaba estão infestadas pelo chamado caramujo africano. Moradores da Vila Resende chamaram o vereador Laércio Trevisan Jr.(PR) para constatar (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


Várias regiões de Piracicaba estão infestadas pelo chamado caramujo africano. Moradores da Vila Resende chamaram o vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) para constatar a grande quantidade do molusco, chamado cientificamente de Achatila Fulica, que ataca aquele bairro. Trevisan alerta que o molusco pode provocar uma doença que mata.

Segundo informações obtidas junto à ESALQ (Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz), o vereador informou que o molusco Achatina fulica pode hospedar o verme Angiostrongylus costaricensis, causador da angiostrongilíase abdominal, doença grave com centenas de casos já reportados no Brasil. Esta doença pode resultar em óbito por perfuração intestinal, peritonite e hemorragia abdominal. Também pode atacar o sistema nervoso e provocar fortes dores na nuca.

Vila Resende 

A Avenida Francisco de Souza, na Vila Resende, está infestada pelo molusco. Ele também é encontrado na Praça do Parafuso e em outras áreas do bairro. A moradora Lucélia Tornisielo recolheu dezenas deles, em poucos minutos, para mostrar ao vereador e aos jornalistas que estiveram no bairro. "Além da água da chuva que se acumula na antiga linha do trem, que está tomado pelo mato e é criadoro de mosquito da dengue, ratos e até cobras, agora são os moluscos", reclama a moradora. 

Nativo do leste-nordeste da África, o molusco já é considerado uma praga agrícola e uma ameaça à saúde pública no Brasil. "Se nada for feito, a situação ficará incontrolável", alerta Trevisan. O vereador informou que irá cobrar providências da Prefeitura e avisa a população para que tenha cuidado com o molusco. "As pessoas não devem tocar nele. Para pegá-los é preciso o uso de luvas ou utilizar um saco plástico para evitar o contato direto", alerta Trevisan.

Texto: Vitor Ribeiro Mtb 21.208

Fotos: Thiago Andrade



Saúde Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas