PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE MARÇO DE 2008

Vereador acompanha inauguração de Parque Ambiental


O vereador José Aparecido Longatto (PSDB), na manhã de hoje (15), às 8h30, acompanhou o ato inaugural do mais novo Parque Natural de Piracicaba, que ocupará área de (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


O vereador José Aparecido Longatto (PSDB), na manhã de hoje (15), às 8h30, acompanhou o ato inaugural do mais novo Parque Natural de Piracicaba, que ocupará área de 400 mil metros quadrados às margens da rodovia Geraldo de Barros (SP-304), na confluência dos rios Piracicaba, Corumbataí e Córrego das Ondas, próximo ao trevo de Charqueada.

O descerramento da placa inaugural e o plantio de uma árvore, Pau Brasil, além da lacração de documentos inseridos na "cápsula do tempo", foi comandada pelo prefeito Barjas Negri (PSDB), acompanhado por secretários e presidentes de autarquias: João Chaddad (Ipplap), Wlamir Shiawuzzo (Semae), Rogério Vidal (Meio Ambiente), Wlademar Chimenez (Agricultura), Serginho Setten (Procon), Mário Miotto (Transportes) e Paulo Prates (Obras). Além do comandante da Guarda Civil, Silas Romualdo. O presidente da ACIPI, José Godoy também esteve presente no ato inaugural.  

Também estiveram presentes, o presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB); o vice-presidente, Francisco Edilson dos Santos, o Chico da Água (PTB); José Lopes (PDT). Além de líderes comunitários e representantes de entidades, como o sindicalista Antonio Fernandes Paiva, do Conespi.

O presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema), Luiz Carlos Morales destacou a importância histórica em que a região de Santa Terezinha ganha um novo empreendimento que norteará a discussão sobre o tema ambiental em Piracicaba.

O vereador José Aparecido Longatto ressaltou a condição de estadista, do prefeito Barjas Negri na execução de obras em Piracicaba. Longatto considerou o potencial da região de Santa Terezinha, que agrega cerca de 130 bairros, num universo de 100 mil pessoas. O parlamentar também destacou a participação do engenheiro Agrônomo, José Flávio Machado Leão, proprietário da Propark, responsável pelo projeto ambiental.

O vereador João Manoel dos Santos parabenizou os colaboradores que se uniram para garantir o empreendimento  e, disse que a empresa Arcelor Mittal Piracicaba se constitui uma das primeiras em parcerias com o poder público em Piracicaba.

O secretário de Meio Ambiente, Rogério Vidal falou do sentimento de orgulho que todo administrador público sente na inauguração de um parque ambiental e, considerou a posição estratégica da instalação do Parque Municipal na região de Santa Terezinha.

Rogérido Vidal discorreu sobre a transformação radical que o local passará dentro de pouco tempo, quando a população terá garantia de um local seguro para o lazer, numa área protegida, que certamente se tornará um novo cartão postal de Piracicaba.

O gerente-geral da Arcellor, Delmar Barros Ribeiro considerou que o local também servirá para pesquisa científica, além de lazer para a população, e garantia ambiental para as próximas gerações.

O prefeito Barjas Negri finalizou o ciclo de discursos das autoridades ao considerar que o Parque Ambiental é de Piracicaba. Lembrou que no local já houve três tentativas de projetos que não prosperaram, a exemplo do Zoaquarium e uma estação de tratamento de esgoto (ETE).

Barjas Negri citou o Decreto Lei do ex-prefeito José Machado (PT) que garantiu a utilização da área como parque natural, o que possibilitou a criação de parcerias com a iniciativa privada, por intermédio de compensações ambientais. Lembrou que foram mais de dois anos de trabalho coletivo para culminar num projeto que saiu do papel para ser realmente viabilizado.

O projeto é custeado pela empresa Arcelor Mittal Piracicaba. O recurso privado na área chega a R$ 700 mil. O valor corresponde a uma parte corrigida da compensação ambiental paga pelo grupo em 2004, quando a empresa finalizou o investimento de R$ 280 milhões em obras e equipamentos para dobrar sua capacidade de produção.


O parque, quando concluído, se transformará em uma unidade de conservação de propriedade do município protegida por legislação específica.

O plano de manejo da área, elaborado pela Propark Paisagismo com apoio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente, prevê o plantio de cerca de 40 mil mudas de árvores e a recuperação do ambiente natural, permitindo a realização de pesquisas e atividades de lazer.

O primeiro passo para a implantação do parque é a limpeza do terreno e seu fechamento, seguido da construção de infra-estrutura básica, de sistema viário interno (incluindo os acessos ao local) e da central de serviços. 


MARTIM VIEIRA MTB 21.939

FOTOS: DAVI NEGRI MTB 20.499



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo José Longatto

Notícias relacionadas