PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE JUNHO DE 2012

Vencedor do prêmio Frederico de Menezes Veiga 2012 recebeu Moção de Aplausos


O vereador Marcos Antonio de Oliveira (PDT), entregou na Reunião Ordinária desta segunda-feira (25/06), Moção de Aplausos ao pesquisador e professor doutor Carlos (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Emerson Pigosso - MTB 36.356 Salvar imagem em alta resolução


O vereador Marcos Antonio de Oliveira (PDT), entregou na Reunião Ordinária desta segunda-feira (25/06), Moção de  Aplausos ao pesquisador e professor doutor  Carlos Clemente Cerri, pela conquista do Prêmio Embrapa “Frederico de Menezes Veiga 2012”, como o melhor pesquisador das instituições do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária com o tema “A agricultura na economia de baixa emissão de carbono”.

O  “Prêmio Frederico de Menezes Veiga” foi instituído pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa em 1974, e é concedido anualmente àqueles que, no campo da pesquisa agropecuária, tenham-se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor ou se dedicado a produzir trabalho que signifique efetiva e marcante contribuição ao desenvolvimento agropecuário nacional.

Ao longo destes 32 anos foi concedido a 95 pesquisadores, sendo 48 da Embrapa e 47 das parceiras, a partir de 1992, o prêmio passou a ser concedido a dois pesquisadores por ano, sendo um da Embrapa e outra de instituição parceira do sistema de pesquisa;

A seleção dos candidatos ao prêmio é feita em duas fases, a primeira fase realizada pela Comissão de Qualificação que tem como objetivo analisar todas as indicações sob o ponto de vista do mérito técnico, baseada nas contribuições mais relevantes e no currículo dos indicados, e encaminhar à Comissão Julgadora uma lista reduzida de indicados.

E a segunda fase realizada pela Comissão Julgadora tem como objetivo indicar um nome para representar a Embrapa e um nome para representar as Instituições Parceiras da Embrapa.

Este ano o “Prêmio Frederico de Menezes Veiga”  teve como tema: “A agricultura de baixa emissão de carbono” (ABC), onde pretende estimular a adoção de sistemas resilientes à mudança do clima e eficientes no uso de recursos naturais, fertilizantes e outros insumos. Os resultados são sistemas com alta produtividade, associados a baixas emissões de gases de efeito estufa;

O trabalho apresentado pelo pesquisador e professor doutor  Carlos Clemente Cerri,  tratou sobre o sequestro de carbono no solo e fluxos de gases do efeito estufa em vários ecossistemas naturais e modificados pelo uso e mudança do uso da terra e pelas práticas e sistemas de manejo agrícola em clima tropical, desde 1992.

Seus experimentos tiveram o objetivo de obter dados reais sobre sequestro do carbono do solo e emissões de gases do efeito estufa pela mudança do uso da terra, insumos (fertilizantes, defensivos, calcários), resto de cultura e dejetos de animais, além de propor mudanças nas práticas agrícolas para mitigar as consequências do aquecimento global devido à agricultura e pecuária.

“ Esta foi a primeira vez que um pesquisador da instituição do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP) conquistou o prêmio da Embrapa, e isso é o motivo de grande orgulho para nós piracicabanos”, comentou o vereador.

O homenageado agradeceu ao vereador Marcos Antonio e a Câmara pela homenagem. “ É um momento de grande alegria e orgulho receber esta Moção e Aplausos, que é o reconhecimento  de nosso trabalho e de toda uma classe de profissionais, que se emprenharam na pesquisa”, comentou pesquisador e professor doutor  Carlos Clemente Cerri

 

Patrícia Moraes Sant’Ana_MTb: 24.154
Foto: Emerson Pigosso_MTb: 36.356



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154


Homenagem Marcos Oliveira

Notícias relacionadas