PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE JANEIRO DE 2017

Trevisan Jr. propõe programa de atendimento veterinário gratuito


Vereador protocolou, segunda-feira (9), o Ofício 13/2017, onde sugere a criação do serviço na estrutura da Prefeitura de Piracicaba



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


O vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) protocolou, segunda-feira (9), o Ofício 13/2017, pelo qual propõe a criação do Programa Municipal de Atendimento Médico Veterinário. O documento também foi entregue ao prefeito Barjas Negri e ao secretário municipal de Saúde, Pedro de Mello. 

No documento, o vereador destaca a importância da proteção da saúde dos animais, ressalta a necessidade de criação de abrigos para cães e gatos abandonados, doentes e maltratados, e ainda voltados a ser uma opção para pessoas de baixa renda, que não possuam condição financeira para tratar dos animais enfermos. 

“Atualmente, os animais sofrem e, até mesmo morrem, pelo fato dos proprietários não terem condições para cuidar deles”, defende o Trevisan Jr., ao ressaltar que parte da população não tem condições custear atendimento médico veterinário. Por isso, ele propõe a criação de um programa municipal e totalmente gratuito. 

O vereador sugere que o serviço poderia ser realizado a partir de parceria com a AMVEPRE (Associação dos Médicos Veterinários de Piracicaba), semelhante a como funciona o Hospital Público Veterinário da cidade de São Paulo, desenvolvido em parceria com a Anclivepa-SP. “Ou seria possível utilizar a estrutura do Canil Municipal, que conta com excelente estrutura física para estes atendimentos”, diz. 

Ele acredita que não será necessário um investimento muito alto por parte do poder público. “A equipe do Canil e da Secretaria Municipal de Saúde poderão realizar um levantamento da necessidade de ampliação do número de profissionais e de equipamentos necessários para a implantação do projeto”, destaca o vereador. 

Trevisan Jr. também destaca o aspecto vanguardista da cidade. “Caso esse programa seja implantado, Piracicaba mostrará, mais uma vez, grande avanço na questão da saúde e proteção dos animais, já que inúmeros animais que morrem diariamente por falta de atendimento poderão ser diagnosticados e receberão cuidados necessários.” 

Ao fazer o protocolo do Ofício 13/2017 no Centro Cívico, o parlamentar conversou pessoalmente com o prefeito Barjas Negri, “o qual foi muito atencioso e se comprometeu a conversar com o secretário Pedro Mello e com a coordenação do Canil Municipal no sentido de verificar estas solicitações”, finalizou Trevisan Jr.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Saúde Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas