PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE NOVEMBRO DE 2017

Tozão cria o "Dia do Oleiro e Ceramistas"


Projeto de Decreto será votado nesta segunda-feira, 27



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O vereador Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB), é autor do Projeto de Decreto Legislativo 50/17 que institui na Câmara de Vereadores de Piracicaba o “Dia do Oleiro e Ceramistas”. 

A propositura será votada na 69ª Sessão Ordinária nesta segunda-feira (27) e acrescenta dispositivo ao Decreto Legislativo 32/15 que “unifica solenidade da Câmara, cria as comemorações de categoria por similaridade e dá outras providências”. 

A intenção do parlamentar é homenagear trabalhadores das olarias e cerâmicas, bem como as olarias e indústrias de cerâmica. Segundo o legislador, a profissão de oleiro é uma das mais antigas no mundo, na qual foram encontradas confecções de objetos de barro com aproximadamente 4.500 a.C. no Oriente Médio. 

“A oficina de oleiro é considerada a mais antiga das indústrias”, revela Tozão que enfatiza ainda que a humanidade, na pré-história, começou a substituir os vasos de cerâmica pelos vasilhames (utensílios domésticos) feitos de porongos, cocos e cabaças, entre outras cascas utilizados para o armazenamento de alimentos. “A oficina de oleiro, aos moldes das olarias primitivas, possui a simplicidade como principal característica, bem diferente da produção em escala industrial”, acrescenta.

Conforme informações, após coleta da matéria-prima, o barro ou argila fica exposto ao sol por determinado período para a decomposição de material orgânico e, em seguida, ocorre a modelagem do artefato desejado que é estocado por um novo período para a secagem e eliminação do excesso de umidade. “O processo final é o cozimento da peça em fornos ou em caieiras”, detalha o parlamentar.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Redação


Homenagem Osvaldo Schiavolin

Notícias relacionadas