PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

30 DE SETEMBRO DE 2014

Título de Cidadão Piracicabano a Mauro Matta será entregue nesta terça


Cerimônia acontece às 19h30, no salão nobre; homenagem é de autoria de Paiva.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Mauro Matta receberá o título de "Cidadão Piracicabano" nesta terça-feira



A cerimônia de entrega do título de "Cidadão Piracicabano" ao empresário italiano Mauro Matta será realizada nesta terça-feira (30), às 19h30, no salão nobre da Câmara. A propositura é de autoria do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT). "Mauro tem uma história de superação e de enorme contribuição a Piracicaba, tanto como empresário quanto por suas ações de cidadania; por isso, é merecedor deste título", comentou Paiva.

BIOGRAFIA - Filho de Giovanni Matta e Francesca Allemanno Matta, Mauro Matta nasceu em Turim, na Itália, em 23 de setembro de 1959, e chegou ao Brasil em 1976 para morar em Belo Horizonte (MG), uma vez que seu pai veio trabalhar na Fiat.

Amante do futebol, ele inicialmente não queria morar no Brasil porque, na época, já era jogador e a Juventus, de Turim, queria comprar o seu passe. Porém, treinou no Cruzeiro dos 16 aos 20 anos e chegou a atuar pela equipe principal, embora nunca tenha se tornado jogador profissional.

Mauro voltou para a Itália para ainda tentar a carreira como jogador, mas, após uma lesão no joelho, retornou ao Brasil, onde passou a trabalhar como desenhista em Piracicaba, na empresa Sima Transhide, que pertencia ao pai de sua namorada e futura esposa, Carla Matta. Casaram-se em 1983 e tiveram dois filhos: Massimo e Stefano, músicos de uma banda de rock.

"Mauro via oportunidade de crescimento no Brasil e sentia-se muito bem aqui por conta do jeito acolhedor do brasileiro e do clima tropical. Ele queria fazer a diferença e não apenas arrumar um emprego", conta Paiva.

O italiano trabalhou na Sima Transhide até 1985, quando ela foi vendida para o grupo Dana Corporation, ficando para o sogro de Mauro a Comapi, empresa de ferramentaria que fornecia peças para a Embraer.

Mauro, então, decidiu criar sua própria empresa, a Fastwork Program Systems Ltda., que teve como primeiro cliente a companhia Neiva, de Botucatu, que mais tarde viria a ser incorporada pela Embraer.

Com o tempo, a Fastwork passou a ser uma das principais fornecedoras da Embraer. Aviões como o 175, o 190 e o 195, além dos modelos executivos Phenom 100 e Phenom 300, voam com peças produzidas em Piracicaba. Hoje com mais de 400 funcionários, a Fastwork foi eleita a melhor fornecedora da Embraer em 2007, 2008 e 2009.

Já a paixão pelo futebol fez Mauro se aproximar do XV de Piracicaba, que, por vários anos, teve suas equipes principal e de base patrocinadas por ele. Mauro ainda ajudou o time principal e as equipes de base do Capivariano.

"Um dos diferenciais de Mauro enquanto gestor é sua preocupação com os colaboradores. Ele comenta que tem a responsabilidade de devolver para as famílias, no fim do expediente, o funcionário com a mesma saúde e integridade física de quando entrou para o trabalho", destaca Paiva.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Câmara José Paiva

Notícias relacionadas