PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE ABRIL DE 2010

Técnico de Segurança do Trabalho fala sobre trabalho do Cerest


O técnico de Segurança do Trabalho do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Alessandro José da Silva, fez uso da Tribuna Popular na Reunião Ordinár (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O técnico de Segurança do Trabalho do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Alessandro José da Silva, fez uso da Tribuna Popular na Reunião Ordinária desta segunda-feira (26/04),para falar sobre o trabalho da entidade, que presta assistência especializada aos trabalhadores acometidos por doenças ou  agravos relacionados ao trabalho, promove ações  para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.

 

O Cerest dispõe de um Sistema de Vigilância dos Acidentes de Trabalho (SIVAT) que registra os acidentes no Município e sua principal função é a intervenção nos ambientes e processos de trabalho para prevenir novas ocorrências e realiza o acolhimento aos trabalhadores portadores de doenças profissionais encaminhados pelo SUS ou Sindicatos.

 

A entidade também realiza atividades educativas, atividades de pesquisa/intervenção, palestras e educação permanente em Saúde do Trabalhador para Unidades do SUS e sociedade em geral, em ações envolvendo os Sindicatos de trabalhadores, Empresas, Universidades e outros centros de capacitação.

 

Segundo Alessandro, o Cerest não tem por objetivo procurar culpados, e sim entender a situação e solucionar o problema para que não ocorram outros acidentes.

 

Durante sua fala o técnico em segurança do trabalho falou sobre o trabalhador rural, o trabalho infantil e na olarias. Ele comentou que em Limeira, muitas crianças não possuem mais digitais devido aos produtos químicos usados no trabalho na indústria de jóias e das parcerias para solucionar os problemas existentes nas olarias.

 

 

 

Patrícia Sant Ana Amancio _ MTb: 24.154

Foto: Fabrice Desmonts _ MTb : 22.946



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154


Câmara Saúde

Notícias relacionadas