PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

13 DE ABRIL DE 2011

Solenidade na Câmara marca o lançamento da Pré-Conferência em Saúde do Trabalhador


Solenidade ocorrida na noite de hoje (13/04/11), às 19h30, salão nobre "Prof. Helly de Campos Melges", mediante o apoio da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Emerson Pigosso - MTB 36.356 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Emerson Pigosso - MTB 36.356 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Emerson Pigosso - MTB 36.356 Salvar imagem em alta resolução


Solenidade ocorrida na noite de hoje (13/04/11), às 19h30, salão nobre "Prof. Helly de Campos Melges", mediante o apoio da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Piracicaba marcou o lançamento da "Pré-Conferência em Saúde do Trabalhador e a XVI Semana Municipal de Prevenção aos Acidentes de Trabalho 2011" - SEMPAT. O evento também serviu para o lançamento do XXIII Fórum de Acidentes de Trabalho, Análise de Prevenção e Aspectos Associados. Mais de 240 pessoas, entre autoridades, representantes de  entidades empresariais e de trabalhadores, estudantes e a população em geral lotaram as dependências da Câmara para acompanhar as explanações sobre a situação de segurança do trabalhador.


A palestra principal da noite ficou a cargo da Fonoaudióloga Kátia Cheli Kanasawa, coordenadora do CEREST da cidade de Diadema há cinco anos, especialista em Gestão de Saúde Pública; Tutora da equipe do CEREST Diadema no Curso de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde; Coordenadora da Comissão Regional do Benzeno do Grande ABC desde 2008; Especialista em Saúde do Trabalhador e Especialista em Higiene do Trabalho. Kátia abordou a temática sobre os Caminhos e Avanços da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador - RENAST. Além de apresentar dados estatísticos e legislações sobre acidentes de trabalho no Brasil e no mundo. Também mostrou dados do ano de 2007 mostrando que acontecem mais de 270 milhões de acidentes, com dois milhões de mortes, ao passo que no Brasil são mais de 653 mil casos.


Na composição da Mesa Diretiva dos Trabalhos, o coordenador da Comissão Municipal de Prevenção de Acidentes do Trabalho, Milton Costa, que também presidiu a solenidade; a secretária municipal do Trabalho e Renda, Ângela Maria Cassavia Jorge Corrêa, que na oportunidade representou o prefeito municipal Barjas Negri (PSDB); Antenor de Jesus Varolla, Gerente Regional do Ministério do Trabalho em Piracicaba; Moisés Taglieta, diretor da Vigilância Sanitária de Piracicaba, que na oportunidade representou o secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas; Clarice Aparecida Bragantini, coordenadora do CEREST; Francisco Pinto Filho, presidente do CONESPI - Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba; Ecléa Spiridião Bravo, médica do trabalho e perita do INSS, representando Antonio Carlos Lima, gerente do INSS; Tarcísio Ângelo Mascarin, presidente do SIMESPI; Homero Scarso, gerente regional do CIESP, representando Álvaro Augusto Teixeira Vargas, diretor titular do CIESP; Euclides Aversa Baraldi, representando Jorge Aversa Júnior, presidente da ACIPI; Vanderlei Zampaulo, diretor do Sindicato dos Jornalistas; Wagner da Silva, representando o vereador José Luiz Ribeiro (PSDB) e Antonio Roberto Previde, presidente do Sindicato dos Comerciários. O presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB) justificou ausência na solenidade.


Semana


A Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho acontece de 13 a 14 de abril de 2011, por força de lei municipal. O evento é organizado desde 1996, tornando-se uma tradição na promoção de sáude dos trabalhadores e na prevenção de agravos relacionados ao trabalho. Neste ano, a programação integra a realização da Pré-conferência em Saúde do Trabalhador, evento preparatório à Terceira Conferência Municipal em Saúde do Trabalhador, que acontecerá em 2013. Dentre os objetivos destaca-se a elaboração de propostas e diretrizes de atuação que serão apresentadas na Conferência.


O evento pretende discutir o papel e avaliar a atuação dos diversos fatores que envolvem a saúde, principalmente com ênfase no processo de trabalho e produção. Conforme prevê a lei, a promoção da Conferência está a cargo da Comissão Municipal de Prevenção de Acidents e Doenças do Trabalho - COMSEPRE, realizada pela Prefeitura Municipal de Piracicaba e Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST, com apoio do Conselho Municipal de Saúde de Piracicaba, Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba - CONESPI, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras - SIMESPI, Câmara de Vereadores de Piracicaba, Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Faculdade de Saúde Pública da USP São Paulo.
 

O público alvo da pré-conferência são: Universidades, Escolas Técnicas de Enfermagem e Segurança do Trabalho, SESMT de Empresas e Serviços Públicos, Sindicalistas, profissionais de Saúde e Segurança e demais interessados.
 


Programação:

Dia 13 DE ABRIL – Quarta-feira

Local: Câmara Municipal dos Vereadores de Piracicaba

7h30 – Credenciamento

8h00 – Fórum de Investigação e Análise de Acidentes do Trabalho

Palestra: Contribuição da Clínica da Atividade na Prevenção de Acidentes do Trabalho

Palestrante: Profa. Dra. Elisabeth Lima/UFMG

10h00 – Debate

Mediador: Dr. Ildeberto Muniz de Almeida (Pará)
 
Local: Sindicato dos Bancários de Piracicaba

Endereço: Rua XV de Novembro, 549 – Centro

14h00 – Oficina

Temática: Conhecendo a Clínica da atividade e sua contribuição para ST

Coordenação: Profa. Dra. Elisabeth Lima/UFMG

15h30 – 15h45 – Coffe Break

17h00 – Encerramento

Local: Câmara Municipal dos Vereadores de Piracicaba

18h30 – Credenciamento

19h00 – Composição de mesa com autoridades para Abertura: Pré - Conferência em Saúde do Trabalhador/16ª SEMPAT

20h00 – Palestra: Caminhos e Avanços da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador - RENAST

Palestrante: Kátia Cheli Kanasawa – Coordenadora do CEREST Diadema


21h00 – Debate e Considerações Finais

 


DIA 14 DE ABRIL – Quinta-feira

Local: Câmara Municipal dos Vereadores de Piracicaba

Endereço: Rua Alferes Jose Caetano nº 834 - Centro

8h00 – Mesa Redonda

Mediador: Francisco Pinto Filho

*Tendências recentes das relações de trabalho no Brasil – Dr. José Dari Krein – Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (CESIT) / UNICAMP.

*Reflexos da organização do trabalho na Saúde do Trabalhador – Dra. Selma Borghi Venco – Pós-Graduação em Educação/ UNIMEP

10h00 - A atuação Sindical e a Saúde do Trabalhador – José Freire – Secretário de Saúde, Trabalho e Meio Ambiente - Sindicato dos Químicos - ABC

10h30 – Debate e Considerações Finais

13h30 – Mesa Redonda

Mediador: José Antonio Fernandes Paiva

Ações Interinstitucionais Trabalho/Saúde:

*João Donizeti Scaboli – Secretário de Saúde e Segurança da Força Sindical

*Fernanda Magano – Psicóloga, Presidente da FENASPI – Federação Nacional dos Psicólogos e representantes da CUT

*Antenor J. Varolla – Gerente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego

15h00 – Propostas para a 3ª Conferência Regional em ST/2013

16h00 – Indicação da nova coordenação da COMSEPRE e Encerramento.

Local: SIMESPI

Endereço: Rua Samuel Neves, 1601

14h00 – Palestra: Sistema de Gestão NBR 18801/NR 35

Palestrante: Prof. Dr. Leonídio Ribeiro Filho - Engenheiro e Coordenador da Comissão Especial de Segurança e Saúde no Trabalho 109

Público Alvo: Profissionais de Saúde e Segurança de SESMTs de Empresas/ Serviços Públicos e demais interessados

 

Martim Vieira Mtb 21.939

Fotos: Emerson Pigosso Mtb 36.356
 

 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Câmara Saúde

Notícias relacionadas