PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE OUTUBRO DE 2018

Solenidade marca os 20 anos da morte do frei Francisco Sigrist


Cerimônia, que acontece nesta quarta-feira, no salão nobre, é de iniciativa de Nancy Thame.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Solenidade, de iniciativa de Nancy Thame, acontece nesta quarta-feira, no salão nobre



A Câmara realiza na noite desta quarta-feira (17), por iniciativa da vereadora Nancy Thame (PSDB), solenidade em memória dos 20 anos da morte do frei Francisco Erasmo Sigrist. Pessoas que foram próximas ao religioso ou deram continuidade à sua obra serão homenageadas na cerimônia, com início às 19h30, no salão nobre.

Claudinei Pollesel, Joana Maria de Jesus, José Batista Alves, Márcia Gondim Dias Pacheco, Maria Conceição Celso Teixeira, Salvador Maurício de Souza e a comunidade do Jardim Glória, onde o frei atuou, serão reconhecidos durante a solenidade, que também exaltará o Coral Jodlerklub Helvetia, a Colônia Helvetia e a família Sigrist.

O frei exerceu por 15 anos ministério sacerdotal em Piracicaba e morreu em 18 de outubro de 1998. Em 2018, para marcar o ano jubilar, além da solenidade na Câmara, o barraco em que ele viveu, no Jardim Glória, foi restaurado pela Prefeitura e ganhou projeto paisagístico, assinado pela arquiteta Jacqueline Diorio de Souza Morais. Todo o processo foi acompanhado e intermediado por Nancy.

O tombamento da construção está sendo analisado pelo Condepac (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Piracicaba) e a trajetória do religioso vem sendo mapeada pelo historiador Claudinei Pollesel, do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba).

A iniciativa de celebrar o ano jubilar da morte do frei partiu de dois grupos de leigos ligados à espiritualidade franciscana de Madre Cecília do Coração de Maria: "Leigos Missionários de Mamãe Cecília" e "Grupo de Mães que Oram pelos Filhos, Mamãe Cecília", com o apoio dos irmãos da Ordem Franciscana Secular, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Igreja dos Frades.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas