PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE JUNHO DE 2006

Sociedade pede mais proteção aos animais


O vereador André Bandeira (PSDB), na noite de ontem (27/06/06), às 19h00 se reuniu na Sala do Jornalista, subsolo da Câmara de Piracicaba com representantes da Soc (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


O vereador André Bandeira (PSDB), na noite de ontem (27/06/06), às 19h00 se reuniu na Sala do Jornalista, subsolo da Câmara de Piracicaba com representantes da Sociedade Piracicabana de Proteção aos Animais (SPPA) para dar continuação no ciclo de reuniões que procura estabelecer novas políticas que possam amenizar o problema dos animais abandonados em Piracicaba, especialmente cães e gatos.

André Bandeira destaca que a principal reivindicação dos defensores dos animais na cidade é contar com estrutura física e de aporte financeiro que garanta a continuidade de programas de conscientização do cidadão.

A verificação é que está havendo morosidade para se cumprir os dispositivos legais da Lei Municipal 4.451/98, onde a Prefeitura não repassa o valor estimado em mil ufirs, o que representa cerca de R$ 1.064,00 mensais, havendo atraso de 10 meses.

André Bandeira também informa que os participantes da reunião solicitaram providências quanto ao município estabelecer de fato um programa de castração em massa, onde seriam previlegiados bairros periféricos, bem como toda a cidade.

Para implantar o programa seria criado lei específica. Equipes da zoonoses percorreriam os bairros uma vez por mês. O programa seria implantado mediante parceira com a iniciativa privada. Os PFSs (Programa da Saúde da Família), espalhados pela cidade também auxiliariam a população.

Também por intermédio de projeto de lei específico a ser discutido na Câmara seria criado um programa que garantiria campanhas permanentes envolvendo escolares e a população em geral.

A intenção seria despertar a consciência da pessoa sobre o problema do abandono, onde se buscaria uma posse responsável como meio eficaz de reduzir a presença destes animais nas ruas.

Na reunião também foi avaliado a possibilidade do município disponibilizar o site da Prefeitura, onde seria criado um link do Canil, com a foto do animal para doação.

Também seriam criados textos chamativos, com divulgação nos ônibus circulares e locais públicos divulgando o programa.

O vereador André Bandeira também informa que na reunião foi discutido a experiência observada na cidade do Rio de Janeiro onde foi criada uma associação de mantém os animais sadios em canil, com a diferença dos bichos não serem sacrificados até que alguém os adotem.

André Bandeira reiterou que enviará os encaminhamentos da reunião ao acionar os diferentes órgãos da Prefeitura que possam amenizar o problema dos animais abandonados em Piracicaba.

Na reunião também foi discutido a matéria veiculada no Jornal de Piracicaba, onde a SPPA aciona o Ministério Público em defesa dos animais:

SPPA recorre ao MP contra captura

Sociedade protocolou, na manhã de ontem, uma representação solicitando a intervenção do promotor no extermínio indevido de animais

A SPPA (Sociedade Piracicabana de Proteção aos Animais) protocolou, na manhã de ontem, no Ministério Publico do Meio Ambiente uma representação solicitando a intervenção do promotor Fábio Salem de Carvalho contra a captura de animais sadios e contra o extermínio indevido de animais capturados em praças, parques e espaços públicos e privados, sem justificativa cabível. O documento é assinado pela presidente da SPPA, Simone Vicente.

Apesar de o documento ter sido protocolado pela entidade, a ação compreende os interesses de outros representantes da sociedade civil, que não integram a SPPA. No final da tarde de ontem, um grupo formado por cerca de dez pessoas esteve na promotoria para entregar documentos ao promotor. A reportagem do Jornal de Piracicaba esteve na promotoria, por volta das 17h, e foi informada que o Carvalho não se encontrava no local para comentar o assunto. Os manifestantes criticam o procedimento que vem sendo adotado pela atual administração municipal, com relação aos animais abandonado em toda cidade.

Segundo da Secretaria de Saúde, em 2005, foram sacrificado 1.921 animais no canil (média de 160 animais por mês ou 5,2 por dia)
O assunto vem sendo debatido desde a segunda quinzena de abril por uma comissão formada por representantes da prefeitura, Câmara de Vereadores e sociedade civil. A representação da SPPA, uma das entidades mais importantes da sociedade civil na comissão, junto ao MP significa um estremecimento nas conversações.

A gota d’água, no entanto, foi a decisão da prefeitura de recolher dez gatos do cemitério. Segundo os defensores dos animais, os felinos estariam sadios e castrados. Eles alegam que os animais seriam abatidos. A prefeitura diz que irá reter os gatos até aparecer interessados em adotá-los. A estimativa do Centro de Controle de Zoonoses é que hajam cerca de 150 felinos vivendo no cemitério.

A presença de gatos no cemitério foi divulgada pela primeira vez este ano pelo Jornal de Piracicaba, na edição do último dia 24 de março. Na oportunidade, o JP registrou a reclamação de freqüentadores, irritados com a sujeira espalhada pelos felinos e com as constantes quebra de vasos e plantas sobre as sepulturas.

A diretora da SPPA Ivana Negri disse concordar que o cemitério não é o lugar mais adequado para abrigar gatos, mas afirma que o extermínio dos animais não é o método apropriado para o problema. O que vão fazer é um massacre. Os gatos vêm comer na mão, não precisa nem de captura. É só chamar que ele vêm. É um pecado fazer isso com os animaizinhos indefesos. Os ex-diretor do Canil Municipal Luiz Américo Chitolina defende a construção de um espaço improvisado, em um terreno público desocupado para os gatos.

No dia 19 de abril, o secretário municipal da Saúde, Fernando Ernesto Cárdenas, a captura desses animais é medida que consta na política de saúde pública da secretaria.

Martim Vieira MTb 21.939
Foto: Rogério Oliveira


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas