PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE NOVEMBRO DE 2007

Sindicância contra médico da rede pública pode envolver caso de racismo com criança negra


O secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, na manhã de hoje (14), às 10h30 recebeu em seu gabinete, 8º andar do Centro Cívico a visita do vereador André Ba (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


O secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, na manhã de hoje (14), às 10h30 recebeu em seu gabinete, 8º andar do Centro Cívico a visita do vereador André Bandeira (PSDB), que acompanhou um grupo de moradores da região da Vila Independência no relato de problemas funcionais na Unidade de Saúde do bairro e, reivindicação do Programa de Saúde (PSF), bem como entregou abaixo-assinado registrando a insatisfação de mães contra o atendimento do médico Pediatra, "Dr. Rodolfo" em desrespeito à população ao denominar animais para chamar as pessoas, além de divulgar a idéia de que nenhum médico da raça branca gosta de fazer a cirurgia de Adenoide em criança da raça negra.

De imediato, o secretário Fernando Cárdenas anunciou a abertura de processo de sindicância para avaliar as denúncias contra o médico. Também reiterou a importância das vítimas elaborar Boletim de Ocorrência para registrar os fatos.

No teor do abaixo-assinado há depoimentos de mães que mostram procedimentos possivelmente equivocados do médico. Num dos casos, "a mãe de R. e do J.Jr. diz que o Dr. Rodolfo diz que as crianças não tinham nenhum problema de saúde, sendo que a única doença que eles tinham era o excesso de peso e que não era para levar as crianças mais no Postinho enquanto não se curassem da doença, que era de excesso de peso, sendo que o R. estava com crises de ausência e o J. com úlcera no Duodeno. Que médico é este?", indaga a mãe.

Na reunião, Maria Aparecida Amaro Pedro, Ivone Vanderlei Amaro Almeida e Adriana Aparecida Pedro também reportaram a insatisfação dos demais moradores da região com relação aos boatos que circulam sobre o aumento da demanda de atendimento na Unidade Básica de Saúde da Vila Independêndia que passaria a atender a região do Unileste.

O secretário Fernando Cárdenas explicou a dinâmica do atendimento público nas unidades de saúde e, negou o suposto remanejamento do Unileste para a Vila Independência. Também ressaltou a disposição da administração municipal do prefeito Barjas Negri (PSDB) na criação de mais 10 unidades frente aos 11 PSFs, onde serão contemplados regiões periféricas como São Jorje, Novo Horizonte, IAA, Monte Alegre e outras localidades.

Cardenas anunciou para os próximos 30 dias um levantamento completo da situação do atendimento público na região da Vila Independência, o que demandará nova reunião com integrantes da comunidade local.


MARTIM VIEIRA MTB 21.939

FOTOS: HAROLDO FARIAS

 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Saúde André Bandeira

Notícias relacionadas